O Phenom 300 da Embraer, aeronave que estabeleceu novos padrões para a categoria light jet, decolou pela primeira vez com sucesso, hoje, na pista de teste da Unidade Gavião Peixoto. Nos próximos meses, o primeiro Phenom 300, número de série 99801, participará da campanha de testes juntamente com outros três jatos Phenom 300. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o segundo semestre de 2009.
“Este primeiro vôo do jato executivo Phenom 300 é um momento histórico muito especial para todos nós da Embraer e eu parabenizo cada um dos nossos empregados por esta conquista”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Anunciamos os jatos Phenom há aproximadamente três anos, deixando claro ao mercado de aviação executiva o nosso compromisso em nos tornarmos, a longo prazo, um dos principais fabricantes. O primeiro vôo do Phenom 300 é mais uma confirmação da nossa determinação e um passo fundamental na estratégia da Embraer de oferecer uma linha de produtos que atenda plenamente a crescente e exigente expectativa dos clientes.”
O processo de desenvolvimento da aeronave foi completamente digital e contou também com total comprometimento das equipes envolvidas no programa, o que permitiu antecipar esse vôo, originalmente programado para meados do ano.
“Estamos entusiasmados com o sucesso do primeiro vôo do Phenom 300, que nos dá confiança para as próximas etapas do programa”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “O Phenom 300 oferecerá uma experiência de viagem inigualável, com o maior conforto e melhor desempenho da categoria light jet.”
Durante o vôo de uma hora e vinte e dois minutos, o Comandante John Sevalho Corção e o Comandante-Chefe Eduardo Alves Menini, que também participou da tripulação do primeiro.
vôo do Phenom 100, acompanhados pelo engenheiro de ensaios em vôo Jens Peter Theodor Geiger Wentz, realizaram uma série de manobras com o avião, verificando as características de vôo da aeronave e o funcionamento dos sistemas. Simultaneamente, as equipes de engenharia envolvidas na campanha de ensaios do programa Phenom 300 analisaram os dados do vôo, transmitidos em tempo real, e apoiaram, no solo, a tripulação.
“A tripulação se sente honrada em participar desse importante evento, que representa o grande trabalho de centenas de pessoas, as quais parabenizamos”, disse o Comandante Corção. “A qualidade do projeto do Phenom 300 e a alta tecnologia embarcada proporcionaram um vôo muito suave e agradável, aumentando a emoção de voar a aeronave pela primeira vez.”
Com uma programação similar à do Phenom 100, três jatos Phenom 300 cumprirão um programa de certificação de aproximadamente 1.400 horas. Uma quarta aeronave será dedicada à campanha de maturidade. Os testes a serem realizados pela aeronave 99801 terão foco no desempenho e na definição da configuração aerodinâmica. Outros testes, tais como os relativos ao funcionamento e confiabilidade dos sistemas, vibrações em solo, qualidades de vôo, vibração (flutter), operação em pista molhada (water spray) e sistema de reabastecimento por ponto único, entre outros, serão realizados pelas três primeiras aeronaves de testes.
Sobre o Phenom 300
O jato Phenom 300 é o melhor da sua classe. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desta aeronave, que oferecerá aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável e relaxante é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em sua classe. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite.
A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo da nova aeronave permitirão a operação por apenas um piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, o jato Phenom 300 será construído para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, a aeronave oferecerá um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.
Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos pilotos do Phenom 300 mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois Primary Flight Displays (Monitores Primários de Vôo, PFD em inglês) e um Multi-Function Display (Monitor de Função Múltipla, MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta da tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores de cristal líquido
com matrizes ativas, coloridos, de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.
O Phenom 300 transportará até dez ocupantes. Os compartimentos de bagagem somam 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) de capacidade e acomodarão malas e equipamentos de golfe e esqui.
O jato será equipado com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canadá, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com velocidade máxima de Mach 0,78 e seis ocupantes a bordo, será de 3.334 km (1.800 milhas náuticas), incluindo reservas NBAA IFR (35 minutos de espera e alternativa de 100 milhas náuticas). O avião também é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo (Brasil) a Manaus (Brasil) ou Santiago (Chile); de Buenos Aires (Argentina) a Salvador (Brasil) ou La Paz (Bolívia); ou de Caracas (Venezuela) a La Paz, Jacksonville, no Estado norte-americano da Florida, ou às ilhas
Bermudas, no Caribe, a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.
O Phenom 300 deverá entrar em serviço no segundo semestre de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões (configuração básica, sem opcionais), nas condições econômicas de janeiro de 2005 para certificação FAA.
Autor: Assessoria de imprensa Embraer