O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia firmou convênio com a Steinbeis University, da Alemanha, para implantação de um curso de pós-graduação em Administração Empresarial com ênfase em Estratégia de Crescimento, com caráter internacional. O acordo possibilitará aos estudantes fazer parte do curso na Alemanha e obter dupla diplomação: Mestrado Profissional (Pós-Graduação stricto sensu) – diploma alemão com validade na União Européia -, e Especialização – MBA Executivo (Pós-Graduação lato sensu), certificado brasileiro emitido pela Mauá.
Além do conteúdo, a dupla diplomação é um dos diferenciais do novo curso, conforme explica o pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário do IMT, Roberto Peixoto. “Já existem outros cursos de Comércio Exterior no Brasil, convênios entre faculdades brasileiras e do outros países, mas este terá foco na União Européia e é o único com dupla diplomação, o que é um diferencial em relação aos demais”. A carga horária do curso também é maior que a de outros oferecidos no País e a banca examinadora da Dissertação de Mestrado será composta por professores brasileiros e alemães.
A meta do curso é estabelecer a melhor estratégia de ação internacional para a empresa e posicioná-la no mercado europeu e, em particular, no alemão, utilizando a rede de relacionamentos propiciada pelo curso. Isso justifica a escolha da Steinbeis University Berlin, explica o reitor do Centro Universitário do IMT, Otávio de Mattos Silvares. “Esta universidade integra a Steinbeis Foundation e é uma das poucas universidades privadas alemãs. Ela é pioneira no sistema de ensino dual com empresas alemãs e já trabalha com a comunidade européia há muito tempo, oferecendo cursos específicos em áreas de interesse das indústrias”.
O curso será desenvolvido em dois anos no Brasil e com uma estada de quatro semanas na Alemanha. O programa é baseado em estudos de casos reais, vivenciados nos dois países. O objetivo é identificar oportunidades e formas de atuação e cooperação com empresas da União Européia, em especial da Alemanha, além de entender procedimentos para exportação de produtos e prestação de serviços.
Oportunidades – Com a efetivação recente da parceria, a direção da instituição brasileira vem se reunindo com representantes de empresas sediadas no Brasil e que têm interesse em fazer negócios com países da União Européia, para apresentar o conceito desse curso. A idéia central, conforme os representantes da Mauá, é contribuir para a abertura dos mercados alemão e europeu para as empresas que têm interesse em atuar naqueles mercados a partir da oferta de profissionais com formação dirigida.
Os benefícios para as empresas são: a capacitação profissional para atuar no mercado internacional, o estabelecimento de redes de relacionamento, o acesso a informações sobre oportunidades nos mercados de seu interesse, a conquista de novos espaços e melhoria da capacidade competitiva da empresa.
Autor: Assessoria de imprensa