Conheça os candidatos para renovação dos membros que ocupam os seguintes cargos dos órgãos dirigentes do
Instituto de Engenharia:

Presidente do Instituto de Engenharia; Vice-presidente de Administração e Finanças; Vice-presidente de Atividades Técnicas; Vice-presidente de Relações Externas e Vice-presidente de Assuntos Internos
Primeiro diretor-secretário; Segundo diretor-secretário; Primeiro diretor-financeiro; Segundo diretor-financeiro; 15 (quinze) conselheiros do Conselho Deliberativo; três conselheiros do Conselho Fiscal e três suplentes do Conselho Fiscal
As Eleições Gerais acontecem no período de 17 a 24 de março

Conheça os cargos e candidatos (as)

▪️Presidente

José Eduardo Frasca Poyares Jardim

Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP. No Instituto de Engenharia é presidente do Conselho Deliberativo e membro do Conselho Consultivo e, presidente da Casa na gestão 2023/2024. Diretor do DECONCIC/FIESP– Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC - FIESP); na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é membro do Conselho Consultivo; e no Grupo Reformar para Mudar representa o Instituto de Engenharia. Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 - 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) - Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.

▪️ Vice-presidência de Administração e Finanças

Miriana Pereira Marques

Engenheira Civil formada há mais de 30 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios e Descida da Serra, entre outros. Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área Judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, foi diretora de Operação da vice-presidência de Atividades Técnicas, membro dos Conselhos Consultivo e Deliberativo, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias. Foi vice-presidente de Atividades Técnicas, vice-presidente de Assuntos Internos, diretora-secretária da Diretoria Executiva, secretária da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da Divisão Técnica de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, foi vice-presidente de Administração e Finanças.

▪️ Vice-presidência de Atividades Técnicas

Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto

Engenheiro Civil - Escola de Engenharia de Lins, 1980 e Administrador de Empresas - Universidade Mackenzie, 1992; Pós-graduado: Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP, 2002; Mestre em Habitação – IPT, 2007; Perito Judicial na região Metropolitana-São Paulo e Assistente Técnico no Sul-Sudeste, desde 1987; Membro do corpo docente / ex-docente em cursos de pós-graduação: Perícias de Engenharia e Avaliações; Engenharia Diagnóstica em Edificações, em convênios com entidades diversas: UFSC, UNIP-INBEC, FAAP, UNISANTA, CoreNet; Professor do curso de Administração Condominial e Síndico Profissional FECAP; Autor e Coautor de livros e artigos técnicos além de Palestrante e ministrador de cursos, nos temas: Inspeção e Manutenção Predial; Engenharia Diagnóstica em Edificações (precursor da doutrina); Perícias em Edificações; Representante do Instituto de Engenharia na ABNT na elaboração da Norma em diversas Comissões; Medalha Hélio de Caires: XIV COBREAP – Salvador – BA – 2007 - Título: Perícias em Fachadas de Edificações – Pintura; Sócio-fundador da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações, 2006.

▪️ Vice-presidência de Relações Externas

Ivan Metran Whately

Há mais de 40 anos associado ao Instituto de Engenharia, atuou como Vice-Presidente de Atividades Técnicas na última Diretoria Executiva, tendo também atuado como 1º Secretário por quatro anos. Foi por 6 anos Diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo, e atuou no Conselho Consultivo. Participa, ainda, do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà - grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente, é consultor de Planejamento de Transporte, foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; Assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA - Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

▪️ Vice-presidência de Assuntos Internos

Lawrence Chung Koo

Engenheiro Mecânico pelo ITA com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Ciência da Comunicação pela ECA/USP e pós- doutorando em IA pela PUC/SP. Pós-graduado em Marketing pelo The Wharton School e FGV, Engenharia de Sistemas pela IBM/PUC-RJ e conselheiro de Administração pelo IBGC, entre outras formações acadêmicas e especializações. Na sua trajetória profissional possui mais de 53 anos de experiência nas áreas de Tecnologia, Gestão, Governança, Semiótica e Comunicação Trabalhou por 24 anos na IBM, como engenheiro de Sistemas, consultor, gerente de Suporte Técnico, executivo de Marketing /Venda e 12 anos como seu parceiro estratégico. Atuou no Instituto de Engenharia como conselheiro Deliberativo e Consultivo e, atualmente, é vice- presidente Relações Externas. Foi consultor do Banco Mundial na secretaria da Fazenda de São Paulo e, atualmente, é professor e membro de NDE – Administração da Faculdade Dunamis, pesquisador de Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Divide o seu tempo entre a mentoria a ecossistema Cultura Empreendedora, Conselheiro de Administração da Ignitions Inc, membro do grupo de pesquisa em Transformação Organizacional, Sociedade 5.0 ESG em GEAPE/CRA , IE do Futuro e outros projetos disruptivos de empreendedores. No momento, a sua principal área de interesse é atuação na estratégia das empresas/instituições em vista das novas tecnologias, como computação quântica etc, interação entre Universidades, inovações estruturais da sociedade, em especial, a educação e competitividade Brasil. Alguns dos cargos já exercidos; Coordenador e professor do MBA Atlântico Internacional - Universidade Católica do Porto Portugal – Univers. Católica de Angola / PUCSP Brasil Conselheiro e mentor do Accurate Advice – Acelerador de Startup Assessor especial da Reitoria para Planejamento Estratégico PUC/SP Pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da PUC/SP, e pró-reitor de Educação Continuada da Universidade Bandeirantes – UNIBAN, entre outros https://www. linkedin.com/in/lawrence-chung-koo-18618b/

▪️ Primeira Diretora-Secretária

Eny Kaori Uono Sanchez

Formada em Engenharia Civil pela FAAP, pós-graduada em Avaliação de Imóveis e possui cursos de extensão voltados para Avaliação e Perícias. Diplomada em pelo Instituto de Engenharia “Melhor Avaliação Qualitativa para a divisão Técnica de Geomática” por dois anos consecutivos - 2023 e 2024. Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia, vice-diretora de Cursos do Instituto de Engenharia (2019 até 2022) e 2ª diretora- secretária na diretoria-executiva (2023-2024). Representou o Instituto de Engenharia na colação de grau dos alunos da Engenharia de Alimentos a- UNICAMP 2023. Responsável técnica da empresa Uono Sanchez Engenharia, responsável pela emissão de 23 mil e 700 laudos de avaliação bancária no ano de 2024 para os principais bancos do País.

▪️ Segundo Diretor-Secretário

Fernando José de Campos Marsiglia

Engenheiro Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Mogi das Cruzes (1975). Administração - especialização, pela Fundação Álvares Penteado. Sistemas Administrativos para Empresa de Construção Civil, pela Escola Politécnica da USP. Administração de Empresas, pela Fundação Universidade Estadual de Londrina (parcial). MBA Executivo em Gestão de Projeto - UNIP (2012/2013 - parcial). Tecnologia de Concreto - Centro Tecnológico da Construção - Falcão Bauer – SP. Pré- Moldados de Concreto - Instituto Brasileiro de Concretos . Avaliação de Pavimentos e Projetos de Reforço – Ass. Brasileira de Pavimentação. Avaliação e Perícias de Engenharia, pelo Inst. Brasileiro de Aval. e Perícias de Engenharia. Construções Industriais, Comerciais e Públicas com Uso de Estruturas Metálicas – Associação Brasileira da Construção Metálica. Excel; Tron-Orc, MS Project; Totys RM; ERPs CSI, SAN e Winmaster. No Instituto de Engenharia participou do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística e foi coordenador da divisão de Transporte Metropolitano. Atualmente, é secretário do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional.

▪️ Primeiro Diretor-Financeiro

Elcio Kazuaki Niwa

Engenheiro Civil, formado na Poli-USP (2010), com experiência em Projetos e Manutenção infraestrutura de ferroviário, hidroviário e aproveitamento de uso múltiplo de energia e água. Pós-graduado pelo PECE-USP em Infraestrutura de Via Permanente em 2014. Mestrando em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade Lusófona Lisboa (2024). Aplicando conhecimento em elaborações e editais para contratação de Manutenção ferroviária de obras de arte especiais e sistemas de super e infraestrutura para vias em lastro e em laje para ferrovias de passageiros. Associado ao CBT (Comitê Brasileiro de Túneis) e ABMS (Associação Brasileira de Mechanics dos solos). Associado à AEEFSJ desde 2013 (Associação dos Engenheiro da Estrada de Ferro), atuou como conselheiro no período de 2015-2016. Associado ao SEESP, atuou como delegado durante período de 2018 a 2021. Atuante como consultor nos municípios de São Paulo, principalmente subprefeitura Sé, e de Jundiaí e Região desde 2024. Determinado em desenvolver o Brasil por meio sustentável nesta geração. Visão de um futuro comum com demais gerações. Possui interesse em buscar inovação em engenharia. Entusiasta da melhoria da sociedade pela educação em prol de ações coletivas e registros sistemáticos e organizados.

▪️ Segundo Diretor-Financeiro

Constanzio Facci Ticeu

Tecnólogo em Construção (Unesp), Graduado em Engenharia Civil (Universidade Santa Cecilia) Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Uninove), Planejamento e Gestão da Produção - Lean Constructioin (Logical Systems), Edifício de Alta Tecnologia (Liceu e Arte e Oficio de São Paulo) e Planejamento de Empreendimentos (FGV). Vivencia em execução de obras de Saneamento Básicos junto as Prefeituras, execução de obras de infraestruturas na área de telefonia, bancárias, execução de prédios industriais, comerciais e residenciais de alto padrão. Diretor técnica da empresa “CFT BUIDING GERENCIAMENTO DE OBRAS” prestando serviços de Gerenciamento Operacional e Gerenciamento de Manutenção Predial nos seguimentos: Bancários, Aeroviários e Comerciais. Atualmente no Instituto de Engenharia, ocupa o cargo de Vice-Diretor do Departamento de Gestão e Objetivos, membro das Divisões Técnicas.

▪️ Conselho Deliberativo

Adalberto Febeliano da Costa Filho

Engenheiro e Mestre em Transporte Aéreo pelo ITA. Pós-graduado em Administração pela FGV-SP e em Logística pela Escola Superior de Defesa, lecionou em cursos de Aviação Civil e tem mais de 30 anos de experiência nos mercados Aeroespacial, de Aviação e de Transporte Aéreo. Trabalhou na Mesbla Aviação, Líder Táxi Aéreo e GE Celma. Foi diretor-executivo da ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral, fundador e diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas e fundador e diretor-presidente da MODERN S.A. É vice-presidente de Planejamento Estratégico e ESG da Synerjet, além de diretor do DEINFRA da FIESP e membro do Conselho Fiscal do Instituto de Engenharia.

Alfredo Mario Savelli

Membro da Academia Nacional de Engenharia desde 1994. Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo. Dissertação: Subsídios para implementação de parceria público privada PPP - 2003. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tese: Estratégia para o aperfeiçoamento dos mecanismos extra tributários voltados a melhoria urbanística no Município de São Paulo – 2009. Atividade Pública: Presidente do Instituto de Engenharia IE – 1993/97. Secretário das Administrações Regionais da PMSP – 1997/98. Secretário de Vias Públicas da PMSP – 1998/99. Secretário de Serviços e Obras da PMSP – 1998/99. Presidente da EMURB Empresa Municipal de Urbanização PMSP – 1998/99 - Magistério (Plataforma Lates – CNPQ) Professor Titular disciplina Planejamento e Técnicas de Construção Pesada pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie -1966 a 2019. Professor Titular disciplina Urbanismo da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2011 a 2018. Atividade Profissional: Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie – 1960. Engenheiro Industrial pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie – 1960. Executor de pontes, viadutos, portos, hidrelétricas, rodovias, metrô, edificações, saneamento, conjuntos habitacionais, obras industriais - 1960/ 86. Superintendente da Auditoria Técnica na construção da Ponte Rio Niterói- 1970. Engenheiro Superintendente das obras das estações: Jabaquara, Conceição, São Judas, Saúde, Vila Mariana, Ana Rosa, Vergueiro e São Joaquim e seis mil metros de túneis Linha Azul do Metrô de São Paulo – 1971/72 (acervo técnico CREA - SP) Executor de projetos de edificações, pontes, viadutos, rodovias, metrô, saneamento de 1986 a 1997 e de 2000 a 2024 (acervo técnico CREA-SP).

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Alfredo Petrilli Junior

Nascido em São Carlos, São Paulo, engenheiro Civil formado na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, em 1975. No Mackenzie também foi graduado em Administração e engenheiro de Segurança do Trabalho. Na Sociedade de Concreto Armado Centrifugado do Brasil (SCAC) trabalhou durante sete anos. Foi diretor-acionista da Araguaia Construtora Brasileira de Rodovias, durante 23 anos, tendo executado diversas obras de Infraestrutura. Para a PMSP, SABESP, DER-SP, diversas prefeituras do interior, pavimentação asfáltica e saneamento. Participou em diversas entidades, como APEOP, SINICESP, Instituto de Engenharia. Atualmente, é diretor da A.Petrilli Consultoria Ltda, diversas obras de Engenharia.

Aluízio Guimarães Cupertino

Engenheiro Mecânico EESC USP (1964). Cursos - CEAG – FGV; 1ª Semana de Engenharia de Produção – EPUSP; Aplicação da Comput Eletrôn na Engenharia Rodoviária – IPR; Sistema Administrat. para Empresas de Construção Civil – EPUSP/IPT; Programa de Desenvolvimento Gerencial – FGV. No exterior, Caterpillar – PEORIA/USA; Power and Industrial Division – GM/Inglaterra; Terex – GM/Escócia Experiência profissional - Azevedo & Travassos de 1965 a 2019, de recém-formado a vice-presidente; presidente do SINICESP - dois mandatos (Sindicato da Indústria da Construção Pesada); vice-presidente da CBIC - dois mandatos, e membro do Conselho – SINICESP.

Amândio Martins

Engenheiro civil pela FAAP, desde 1983. É professor da Escola Superior de Gestão e Contas e Assessor da Presidência do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Efetivo na carreira da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1992 onde exerceu o cargo de Subprefeito da Lapa, Prefeito Regional do Ipiranga e Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. No Instituto de Engenharia, ocupou a diretoria Social do Acampamento, de Fórum de Debates e de Eventos; Vice-Presidente de Assuntos Internos e de Relações Externas; e membro do Conselho Deliberativo em diversas ocasiões. É membro vitalício do seu Conselho Consultivo. Criou a Diretoria Jovem. Foi agraciado com o prêmio de Melhor Trabalho do Ano analisando temas de interesse do setor público nos anos de 2014 e 2016. Exerceu a presidência da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Ipiranga (aeaip). É um dos fundadores da Associação de Engenheiros Espíritas do Estado de São Paulo (Aseespi).

Angelo Sebastião Zanini

Doutor e Mestre em Engenharia (ITA) (1993 e 1999). Engenhario Elétrica pela E. E. Mauá (1984) e vários cursos de extensão, aperfeiçoamento e eventos. Empreendedor, co-fundou e administrou empresas de inovação: Sumus (www.sumus.com.br), SCUA (www.scua.com.br), Geovista (www.geovista.com.br) e Intelicity (inteli.city). Sólida experiência como gestor acadêmico, como diretor da Fac. de Engenharia e Computação da Univ. São Judas e atualmente coordenador do curso de Eng. de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia e do Núcleo de Empreendedorismo. Foi diretor para assuntos acadêmicos do IE para qualidade no ensino de engenharia. Conselheiro do CREA-SP por dois mandatos e membro da Comissão de Especialistas MEC/INEP – ENADE 2017 e 2023. http://lattes.cnpq. br/489907963058247 Linkedin - linkedin.com/in/anzanini

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Carlos Pereira de Magalhães Neto

Engenheiro Civil (Mackenzie) e sócio-remido do IE. Foi professor de Cálculo de Estruturas de Concreto – assistente – no Mackenzie e, na FAAP, titular/adjunto. Pós-graduado (Escola Superior de Guerra). Trabalhou em diversos cargos em: Escr. Arthur Luiz Pitta, Engevix, Internacio nal de Engenharia, Camargo Corrêa, Odebrecht, SKANSKA e Macken zie. Atualmente, é assessor-Técnico do Gabinete da Secretaria de Esportes do Governo Estadual. Participações em diversos projetos e obras de infraestrutura, tais como aeroportos de Cumbica, Galeão e São Luiz; Porto de Santos e São Luiz; Metrôs de SP, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador; Usinas hidro e termoelétricas de Tucuruí, Angra dos Reis, Chapecó, Belo Monte, Seropédica etc. Participações em diversos projetos industriais, tais como: Continental de Pneus (na Alemanha), Veracel, Degus-sa, Hexal, Ford, Hyundai, Unilever, Trw, Pirelli etc. Responsável técnico da obra da Arena Corinthians, como representante do clube junto à CNO.

Flávia Bartkevicius Cruz

Engenheira Eletricista-Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, Especialização em Engenharia Ferroviária e Metroferroviária pela mesma escola. Possui também especialização Empreendedorismo e Inovação nas Engenharias (parceria UNESP/CREA/UNIVESP). Atua no IE desde 2015, foi Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações até 2024, tendo sido a responsável pela realização de três Seminários referentes à Internet das Coisas nos anos de 2016 (A Revolução das Coisas), 2017 (Indústria 4.0) e 2018 (Agricultura 4.0). Além de palestras sobre Inteligência Artificial e Eletrônica. Foi a responsável pela criação do Grupo de Mulheres do IE (COMET – Comitê para Valorização das Mulheres na Engenharia e Tecnologia), grupo que tem atraído mais associadas para o Instituto e responsável pela realização nos anos de 2019 e 2020 do evento “Passado, Presente e Futuro da Engenharia”, além da participação em Semanas de Engenharia das Escolas de Engenharia apresentando o Instituto e da participação na Jornada de Engenharia, Carreiras e Profissões com foco na atração de mais jovens e mulheres para o IE. Nos quatro últimos anos, como vice-presidente de Assuntos Internos fechou acordos de parcerias com os concessionários do Beach Tennis (o day use gratuito para sócios nas sextas-feiras no período da tarde e noite) e Restaurante. (desconto para o associado no consumo). Em sua gestão, em parceria com a vice-presidência de Atividades Técnicas, manteve a realização das reuniões de Happy Hour, do Grupo de Mulheres e o grupo de Jovens do IE, além de ter criado o Programa IE Solidário no sentido de auxiliar no combate à fome em nosso país, mostrando assim também a responsabilidade social do Instituto.

George Paulus Dias

Iniciou sua carreira na Engenharia como consultor nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos e de Gerenciamento de Empreendimentos. Atua como empresário na área de Inteligência Artificial e de Software. Empreende o sistema aprendizado com jogos de empresas salaVIVA.com.br e o software de gerenciamento de projetos GP3.com.br. Técnico em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios e engenheiro de Produção pela POLI‑USP. Certified in Production and Inventory Management (CPIM) pela APICS - Association for Operations Management. Paralelamente à carreira de empreendedor, acumula 20 anos de experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Pelo Instituto de Engenharia atua como vice-coordenador da DT de Inovação para Economia do Conhecimento e Educação e coordenador do GT de Bioeconomia Nacional

Habib Georges J. Neto

Engenheiro Civil, formado pela UFPR, mestrando em Engenharia Civil na Universidade São Judas Tadeus e sócio do Prof. Roberto Kochen na empresa GeoCompany. Sócio do Instituto de Engenharia desde 2009, tendo servido ao IE como Vice-Diretor de Infraestrutura, Coordenador da divisão de Geotecnia, 2º Diretor Secretário na Diretoria Executiva, Conselheiro Deliberativo e Consultivo. É também sócio da ABMS e do CBT.

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Luiz Felipe Proost de Souza

Engenheiro Civil (E.E.Mackenzie 1970), Agrimensor e de Segurança do Trabalho, Administrador (F.E.A. Mackenzie), pós- graduado em Gestão Ambiental (USP), Mestre em Saneamento Ambiental (Mackenzie), Membro dos Conselhos Deliberativo e Consultivo do Instituto de Engenharia. Professor das Escolas de Engenharia Mackenzie, São Judas, Santa Cecília, FAAP. Engenheiro consultor e perito judicial. Diretor da Proost Engenharia de Avaliações. Ex-presidente do CDE. Exerceu por quatro mandatos como conselheiro do CREA/SP, atual vice-presidente do Conselho Consultivo e cronista da Revista Engenharia do IE.

Marcelo Stachow Machado da Silva

Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia; conclusão 1988, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Conselheiro da Rodovia dos Tamoios e Timbauba Fruticultura; diretor DKM Consultoria ; assessor da Presidência QGSA; diretor-presidente da Concessionária TAMOIOS-dezembro de 2014 a abril 2023; presidente do Conselho de Administração da CRT – Concessionária Rio-Teresópolis 2016 a 2018; diretor da ABCR 2016 a 2018; diretor-presidente da VIAPAR de janeiro 2009 a dezembro de 2014. Larga experiência em Construção Pesada, principalmente de rodovias no Brasil e na América Latina em grandes empreiteiras brasileiras, e 25 anos de experiência em concessões de rodovias no Brasil.

Massimo Andrea Giavina Bianchi

Engenheiro pela Escola Politécnica de Milão - Itália – 1971, Pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas – 1980, Técnicas de Negociação - IREFOP França - 1986 Foi presidente e roprietário da Trans Sistemas de Transportes Ltda. (T’TRANS); exerceu os cargos de presidente da Gec Alstom Transporte do Brasil e vice-presidente da CMW Equipamentos S.A; atuou em diversas empresas de consultoria, entre elas: Enerconsult, Figueiredo Ferraz, Engevix etc. Atua há mais de 50 anos no setor de Transportes Metroferroviários. Participou em vários projetos, como consultor e/ou fornecedor, do setor Metroferroviário, entre os quais: Brasil: Metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, CPTM e CENTRAL. CVRD (Carajás), Ferrovia do Aço, Demetrô, Trensurb, Metrorec, etc; Argentina: Metrovias; Chile: Metrô de Santiago. Realizou várias palestras e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre logística de transporte e setor Metroferroviário brasileiro. Primeiro vice-presidente do SIMEFRE; membro do Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP; membro do Conselho Superior do SESI/SP, desde 2012; foi membro do CAP - Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos; foi presidente da ABIFER, no período de 1995 a 1998; foi Membro da Junta Consultiva da ALAF, representando a Indústria Brasileira.

Natália Linhares

Engenheira Civil Especialista em Patologia nas Obras Civis Tecnóloga em Construção Civil modalidade Edifícios pela FATEC-SP Pós-graduanda em Sistemas Estruturais Extensão em Deterioração em Estruturas de Concreto por Reações Expansivas e Interações Físicas; Projeto de Durabilidade e Técnicas de Avaliação, Reabilitação e Monitoramento em Estruturas de Concreto Armado; Ensaios Diagnósticos: técnicas executivas, amostrais, análise e interpretação de resultados; Prática em Laboratório da UFBA em Projeto de Durabilidade e Técnicas de Avaliação, Reabilitação e Monitoramento em Estruturas de Concreto Armado Inspetor I em Estruturas de Concreto – IBRACON – 2019/2024 – PC09Q110005 Inspetor II em Estrutura de Concreto – IBRACON – 2025/2030 – PC09Q120008 Coautora do livro Manual de Engenharia Diagnóstica 2ªed – Capítulo Patologia em Estruturas de Concreto Professora de pós-graduação em Patologia das Construções na IPOS Instituto de Especialização, Universidade Estadual de Londrina e EBPÓS Escola de Pós Graduação Membro da Divisão Técnica de Engenharia Diagnóstica do Instituto de Engenharia de São Paulo Conselheira Diretiva do Instituto de Engenharia de São Paulo Membro da Associação Brasileira de Patologia das Construções – ALCONPAT Membro do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON

Roberto Massaru Watanabe

Engenheiro Civil – EPUSP/1972. Empresas: THEMAG 72-84; HIDROCONSULT 76; IPT – Núcleo de Computação Eletrônica 85-89 - Laboratório de Construção Civil 90-93; SABESP 2009 Concursado; TRT 15ª Região - Projetos e Obras – Concursado de 2015 a 2021-Aposentadoria Compulsória. Corretor de Seguros habilitado pela SUSEP – Todos os Ramos. Professor de pós-graduação em Engenharia de Segurança na UNICAMP por 19 anos. TRABALHOS: Estudo de alternativas para a aplicação de computadores no traçado da Rodovia dos Imigrantes, trecho da Baixada Santista, THEMAG 1972. Planejamento das Obras Civis e Montagens Sistemas de Abastecimento de Água e Sistema de Disposição Final dos Efluentes Líquidos da fábrica de celulose - ARACRUZ 1976. Estudo da estabilidade da Barragem de Terra MD de Ilha Solteira - CESP 1973. Aplicação pioneira do Método dos Elementos Finitos Tridimensionais, pelo ineditismo o estudo foi apresentado no IX Congresso Brasileiro de Grandes Barragens, 1974 Rio de Janeiro. Estudo de Tensões nos Pilares dos Vertedouros e nas Tomadas d’Água, Túnel de Adução da Hidrelétrica de Ilha Solteira, CESP 1973. Vistoria Técnica em sinistros de rompimento de adutoras e redes de distribuição da SABESP na Capital e cidades do interior. Mais de 400 casos. Verificação de Tensões em protendidos Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas - Serete 71, software pioneiro de Cálculo de Tensões e Deformações e traçado dos cabos em Plotter no computador IBM-1130. Verificação de Tensões em protendidos Rodovia dos Imigrantes, trecho da Baixada Santista - THEMAG 1974, software de Cálculo de Tensões e Deformações aplicação nas pontes sobre os rios Casqueiro e Cascalho. Simulação do transporte por rodovia, ferrovia e hidrovia do cimento para ITAIPÚ - IECO-ELC 1974. Software que otimizava, mês a mês, as quantidades de cimento (média de 50.000 toneladas por mês) de 138 fábricas. Consultoria e Orientação Técnica em pavimentação rodoviária para a Pav. Sta Izabel no recapeamento da Rodovia dos Trabalhadores 97-99. Representante do IPT perante a Secretaria da C&T para o desenvolvimento da Rede de C&T do Estado de São Paulo. Objetivando a integração das redes da USP, UNICAMP e UNESP - IPT 86-88. Representante do IPT perante o MCT p/ criação da BRISA, entidade que congregava fabricantes e grandes usuários para a implantação dos padrões OSI no Brasil. IPT, 87-90. Na BRISA foi o primeiro Diretor Técnico como representante do IPT quando trabalhou na implantação do Primeiro NÓ da INTERNET no Brasil, mais precisamente na FAPESP. Estudo das redes mundiais BITNET e ARPANET. Detalhamento para a INTERNET, na época uma rede interna das forças armadas dos EUA (US-ARMY). IPT 87-90. Membro da comissão de licitações publicas par a construção da Hidrelétrica de TUCURUÍ e do Sistema de Transmissão Associado. ELETRONORTE 80-82. Elaboração de Edital para Licitação Pública, recebimento, abertura de propostas e julgamento para execução de Projetos, Obras e Fiscalização de obras dos Fóruns Trabalhistas em Ribeirão Preto, Itapetininga e Fernandópolis. TRT-15 2015-2021. Atendimento de Desastres de deslizamento de encostas, rompimento de adutoras e coletor tronco e outros sinistros de porte. Estudo sobre segurança à população em conjunto com Defesas Civis e Concessionárias em função de sinistros ocorridos em Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Campo Limpo Paulista, Taboão da Serra, Cotia, São Paulo, Itatiba, Ferraz de Vasconcelos, Caieiras, Bragança Paulista e Paulínia. Curso sobre Escorregamento de Taludes e Deslizamento de Encostas para Defesas Civis como a de Itatiba/SP e Contagem/MG. CURSOS: Irradiação de Alimentos TNA-5777 de pós-graduação IPEN/USP 2023. Aplicação de Fontes Intensas de Radiação TNA-5744 pós-graduação IPEN/USP 2023. Riscos Ambientais TNA-5766 IPEN/USP 2023. Redação Científica TNM-5836 pós-graduação IPEN/USP 2023. Técnicas Avançadas de Difração TNM-5716 pós-graduação no IPEN/USP 2023.

Valter Boulos

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1969. Sócio-diretor da Planservi Engenharia Ltda

Vinicius Silva Caruso

Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP. Trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo e foi assessor da Diretoria na SP Regula, atuando na regulação de saneamento e resíduos sólidos na cidade. Conselheiro do CREA-SP (2023-2025), também integra o Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia. Teve experiências na iniciativa privada em concessões rodoviárias, projetos de Engenharia, construção civil e gerenciamento de obras.

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▪️ Conselho Fiscal

Aristeu Zensaburro Nakamura

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie ( 1977). No Instituto de Engenharia faz parte do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos , coordenador da Divisão de Geomática. Trabalhou nas empresas SCAC – Sociedade Concreto Armado Centrifugado do Brasil. Projetos, orçamentos e construção: estacas, postes, estruturas pré-moldadas em concreto armado centrifugado. Galpões Industriais, passarelas e pontes; CPM – Concreto Pré-Moldado. Projetos e orçamentos: estruturas pré-moldadas para galpões industriais, passarelas e pontes. Engemarketing. Representações comerciais nas áreas de informática, mármores e granitos e estruturas pré-moldadas. Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria de Gestão - SEGES Coordenadoria de Gestão do Patrimônio Imobiliário – CGPATRI Diretor de Divisão Técnica – CGPATRI/DIPI. Atualmente é aposentado na Prefeitura do Município de São Paulo e empresário.

Marcos Augusto Toassa Fontealba

Engenheiro Mecânico. Concluiu o Curso em Dezembro de 2013, no Centro Universitário Anhanguera Educacional de São Paulo. Membro do IE - Instituto de Engenharia desde Fevereiro de 2014. Possuí Pós-graduação - Latu Sensu, nos seguintes cursos: Pós-Graduação em Engenharia Metroferroviária e Engenharia Ferroviária; MBA - Gestão em Engenharia de Produção; Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior; Pós-Graduação em EST - Engenharia de Segurança no Trabalho. Atualmente encontra-se trabalhando no Governo do Estado de Mato Grosso - SINFRA/MT, na Cidade de Cuiabá/MT.

Miguel Tadeu Campos Morata

Engenheiro Químico – Pós -graduado em Gestão Ambiental; Bacharel em Direito Matriculado no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE - SP Sob nº 1.430. Matriculado no Matriculado na Ordem dos Peritos Do Brasil – OPERB, Sob nº 15.061/SP. Matriculado no Instituto de Engenharia de São Paulo – I. ENGENHARIA - SP, Sob nº 30.742. Áreas de Atuação: Área Química: Projetos de Engenharia, Indústria Química, Petróleo, Petroquímica, Combustíveis, Tintas, Fertilizantes, e Biodiesel, Plásticos, Polímeros, Papel e Celulose, Armazenamento Movimentação e Transporte de Combustíveis, e demais de Produtos Perigosos. Área Farmacêutica: Instalações Industriais, Controle de Matérias Primas, de Processos Químicos Industriais de Produção, Identificação de Produtos, Investigação de Princípios Ativos, Acondicionamento, Armazenamento. Indústrias Alimentícias: Controle de Qualidade de Matérias Primas, e Produtos Acabados, Aditivos e Aditivações, Conservantes, Equipamentos Industriais, Avaliação de Processos Industriais de Produção, Controle Microbiológico. Área Ambiental: Investigações e Avaliações de Passivos Ambientais, SGA - Sistemas de Gestão Ambiental, ISO 14.001, Análise de Riscos, Avaliações de Impactos Ambientais, Compensações Ambientais, Remediações Ambientais, Tratamentos de Águas e Esgotos. Tratamentos e Destinações de Resíduos. CADRI. Defesas Técnico Administrativas junto à Órgãos Fiscalizadores. Área Tributária: Engenharia Aduaneira, Identificação e Classificação de Produtos Químicos para Área Tributária. IPI, ICMS, etc. E-mail: [email protected].

▪️ Suplente do Conselho Fiscal

Aurea Lucia Vendramin Georgi

Desde 1998, atua como engenheira Civil, Arquiteta e Urbanista, liderando dois escritórios no Paraná e em São Paulo. É coordenadora em diversos Departamentos no Instituto de Engenharia, curadora do projeto "Prédio Eficiente", na AURESIDE, e membro ativo em comitês técnicos no Brasil. Possui Pós-doutorado em Eficiência Energética e Energia Renovável, Doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais, pela UFPR. Além disso, leciona em programas de pós-graduação e foi conferencista em eventos internacionais, em Singapura e Pequim.

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

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