julho, 2024
Clique na foto e veja o currículo
-
Eno Siewerdt - Palestrante
Eno Siewerdt - Palestrante
Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e formação especializada na FAA-EUA e EUROCONTROL
Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e formação especializada na FAA-EUA e EUROCONTROL. Foi membro do comitê especial para futuros sistemas de Navegação Aérea e diversos painéis da Organização de Aviação Civil Internacional. Coordenou projetos de cooperação técnica em Aviação Civil na África, América Central, Caribe e vários países da América do Sul. Instrutor visitante do Instituto Centroamericano de Capacitação Aeronáutica. Foi gerente-executivo e master em Engenharia de Sistemas, na Atech/Grupo Embraer, até 2019, e membro do subcomitê de Gestão do Tráfego Aéreo da Agência Ruropeia de Segurança da Aviação (EASA). Atualmente, atua como especialista Internacional em Serviços de Navegação Aérea, da OACI-CDI (Capacity Development and Implementation), consultor (eventual) do BID, e membro do Corpo Técnico Permanente da Fundação Ezute.
Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e formação especializada na FAA-EUA e EUROCONTROL
-
Jorge Leal Medeiros - Abertura e Moderação
Jorge Leal Medeiros - Abertura e Moderação
Vice-coordenador da DT de Transportes Aéreos do IE
Engenheiro de Aeronáutica - Aeronaves, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1969). Attestation d´Études Approfondies - A.E.A. em Matemática Aplicada Pesquisa Operacional e Estatística, pela Université Scientifique et Medicale de Grenoble França, em 1972. Doutor em Engenharia Naval, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1980. É professor-doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 1980, assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e consultor em projetos de Engenharia de Transporte e Logística, especialmente em Transporte Aéreo e Aeroportos. É assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e foi diretor-adjunto comercial da VARIG, e diretor da Atech (aviação civil), da VASP (planejamento) e da Translor/Ryder (logística e operações), e engenheiro sênior da Hidroservice. Tem experiência em Engenharia de Transportes, com ênfase em planejamento e organização de sistemas de transporte e de logística, atuando principalmente em transporte aéreo, empresas aéreas, aeroportos, avaliação econômica e operacional e segurança de voo, áreas em que desenvolve pesquisas. É piloto privado desde 1967.
Vice-coordenador da DT de Transportes Aéreos do IE
Detalhes do evento
Abordagem: Nos últimos cinco anos, o setor da aviação aumentou substancialmente o ritmo
Detalhes do evento
Abordagem:
Nos últimos cinco anos, o setor da aviação aumentou substancialmente o ritmo de desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e novos conceitos operacionais.
Os marcos alcançados durante esse período incluem:
a) Circum-navegação do mundo em uma aeronave solar e progresso no desenvolvimento de tecnologias híbridas/elétricas para aeronaves;
b) Aumento da produção e utilização de combustíveis de aviação sustentáveis;
c) Realização de voo suborbital tripulado;
d) Realização de vários testes bem sucedidos de “táxis voadores” com pessoas a bordo;
e) Implantação de sistemas de gestão do tráfego para sistemas de aeronaves não tripuladas ou aeronaves remotamente pilotadas;
(f) Prestação de serviços regulares de comunicações, a partir de plataformas montadas em balões de alta altitude. Tudo acompanhado de um aumento no uso de aprendizado de máquina, inteligência artificial e blockchain em aplicações de aviação.
Em muitos casos, esses avanços inovadores contribuem para melhorar a segurança operacional (safety), segurança da aviação (security), sustentabilidade ambiental e a acessibilidade. Por outro lado, muitos desses desenvolvimentos colocam desafios, como a saturação de aeroportos e espaços aéreos, a crescente dependência das tecnologias da informação e da comunicação, as ameaças cibernéticas e mudanças climáticas, podendo também exigir processos regulamentares mais eficientes e simplificados.
Portanto, analisaremos o que pode e deve ser feito para avançar a “navegação aérea”, de forma segura e eficiente, para o benefício da sociedade em geral, de acordo com os objetivos estratégicos estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional.
Público-alvo:
Engenheiros, arquitetos e estudantes de áreas correlatas.
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística
Eng. Adalberto Febeliano – Coordenador da Divisão Técnica de Transportes Aéreos
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Segunda-feira) 18:30 - 20:00
Localização
Evento on-line
Organizador
Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística | Divisão Técnica de Transportes Aéreos