abril, 2024
Clique na foto e veja o currículo
-
Arthur T. Askinis - Abertura e Moderação
Arthur T. Askinis - Abertura e Moderação
Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE
Engenheiro Civil, pela FEI (2015). Especialista em Fundações e Geotecnia em obras imobiliárias, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. No Instituto de Engenharia, atua como coordenador na Divisão Técnica de Geotecnia. Atua como engenheiro geotécnico, trabalhando com obras de terra. Tem artigo, que foi apresentado no XX Cobramseg, sobre o tema de fundações, fazendo uma análise entre os critérios de rupturas a partir de um banco de dados de provas de cargas estáticas de estacas. Também tem um artigo que será apresentado no Sefe 10, sobre consolidação de solo mole.
Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE
-
Eduardo de Castro Bittencourt – Palestrante
Eduardo de Castro Bittencourt – Palestrante
Engenheiro geotécnico na empresa Engeconsult
Mestre em Engenharia Civil, pelo programa de pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com ênfase em Geotecnia. Dissertação desenvolvida na subárea de fundações, na análise numérica da interação solo estrutura de fundações em grupo de estacas e radier estaqueado em solo arenoso. Graduado em Engenharia Civil, no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC-PORTO). Desde 2019, atua em consultorias geotécnicas para profissionais e empresas nas áreas de barragens de terra, fundações, estrutura de contenção, aterro sobre solo mole, interpretação de ensaios geotécnicos de campo e laboratório. Possui experiência em docência no ensino superior em Engenharia Geotécnica, com atuações na rede privada e pública. Atualmente, é engenheiro geotécnico da empresa Engeconsult, localizada na cidade de Recife, Estado do Pernambuco, onde é chefe do setor de Geotecnia, realizando consultorias, projetos, gerenciamento e fiscalização de obras no âmbito geotécnico como sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sistema de fundações, contenções, estabilidade de taludes e barragens de terra no Nordeste. Também é coordenador e professor de pós-graduação, onde leciona disciplinas de barragens, fundações, mecânica dos solos e estrutura de contenção.
Engenheiro geotécnico na empresa Engeconsult
Detalhes do evento
Abordagem: Estacas são elementos de fundação profunda, amplamente utilizadas. Para um bom projeto de fundações, é fundamental saber avaliar a capacidade de
Detalhes do evento
Abordagem:
Estacas são elementos de fundação profunda, amplamente utilizadas. Para um bom projeto de fundações, é fundamental saber avaliar a capacidade de carga desses elementos.
Essa palestra vai explorar os métodos de capacidades de cargas, principalmente dos métodos semi-empíricos, consagrados na geotecnia brasileira.
1) Interpretação de sondagem SPT;
2) Dimensionamento a partir de métodos semiempíricos;
3) Dimensionamento a partir de métodos com PCA (Prova de carga estática);
4) Estudos de caso,
5) Dimensionamento de radier estaqueado.
Público-alvo:
Engenheiros geotécnicos e civis.
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura
Eng. Arthur Teixeira Askinis – Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia
IE Jovem
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Quinta-feira) 19:00 - 20:30
Localização
Evento on-line
Organizador
Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Geotecnia | IE Jovem