O Governo do Estado de São Paulo concedeu autorização por meio da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) para a prefeitura da capital operar embarcações na Represa Billings, para o transporte aquático/hidroviário.
Na documentação publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 22 de janeiro de 2024, é permitida a circulação das embarcações no âmbito do projeto piloto do novo meio de transporte de São Paulo.
A SPTrans, reguladora dos ônibus na capital e também das embarcações do aquático SP, poderá operar dois atracadouros flutuantes na represa, um no Mar Paulista e outro no Cantinho do Céu, justamente os dois locais de ponto final e inicial das viagens.
A autorização tem validade até 15 de janeiro de 2027, portanto, três anos, tempo este em que o sistema hidroviário será avaliado e poderá ser expandido.
A previsão do prefeito Ricardo Nunes é de em fevereiro já iniciar a operação, com um trajeto de 15 minutos na média entre os dois pontos da represa.
Cada embarcação contará com ar-condicionado, Wi-Fi e poltronas mais confortáveis, além de cobrar a tarifa de R$ 4,40 a mesma dos ônibus para viagem e contar com a integração via Bilhete Único.
Os testes com uma das embarcações já começaram:
Saiba mais em: https://diariodostrilhos.com/2024/01/22/prefeitura-inicia-testes-do-transporte-aquatico-em-represa-de-sao-paulo/