O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) recebeu, no dia 17 de janeiro, a visita dos integrantes do Instituto de Engenharia. O presidente da entidade, com sede em São Paulo e que reúne profissionais dos setores da construção e infraestrutura, é Oficial R/2 formado pelo Centro em 1958.
O objetivo da visita foi estreitar a relação institucional entre o CPOR/SP e o instituto. Os membros da entidade foram recebidos pelo Comandante da “Escola de Líderes”, Cel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion. Também esteve com o grupo o Sr Douglas Ramos, presidente da Sociedade de Amigos do CPOR/SP.
O regresso do Tenente R/2 José Eduardo Poyares Jardim ao Centro Solar dos Andradas, 66 anos após a conclusão da formação militar como combatente de artilharia, evidencia a força dos valores militares forjados nas gerações de instruendos – tais como o espírito de corpo e a camaradagem. Também demonstra a integração do CPOR/SP com a sociedade,
“É uma enorme alegria voltar aqui, relembrar o tempo que servi e ser recebido no quartel junto com meus companheiros do instituto”, afirmou o Ten Jardim.
Ele foi homenageado pelo Comandante com a entrega de uma cópia do próprio boletim interno de matrícula, datado de dezembro de 1956. A formação dos Oficiais R/2, naquela época, durava dois anos. “Fico honrado por ter acesso a esse documento, que só me traz boas lembranças, de um período ótimo da minha vida”, disse.
O CPOR é um dos Estabelecimentos de Ensino mais tradicionais do Exército Brasileiro, tendo formado em mais de 90 anos cerca de 20 mil Oficiais da Reserva. É frequente a presença destes militares na unidade, rememorando o período que viveram na caserna e também compartilhando suas experiências profissionais após o serviço ativo com os alunos em formação.
Além do Ten R/2 Jardim, presidente do Instituto de Engenharia, também estiveram no CPOR/SP Constanzio Facci Ticeu, vice-presidente de administração e finanças do Instituto, e os conselheiros Roberto Berkes, Carlos Pereira Magalhães e Rui Arruda Camargo.
Por Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP)