setembro, 2023

2023seg11set19:0020:30As casas ficam doentes?19:00 - 20:30 Evento Híbrido - Presencial : Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana | On-line: Site e Youtube do IE Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual | Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • .Roberto Massaru Watanabe – Palestrante

    .Roberto Massaru Watanabe – Palestrante

    Ex-docente da UNICAMP - Engenharia de Segurança

    Prestando vários concursos, como simples curiosidade, Watanabe teve êxito em concursos públicos para cargos de engenheiro Civil, em entidades como SABESP, Caixa Econômica Federal, Instituto do Meio Ambiente de Brasília, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e outros. Nesse último, foi empossado, aos 68 anos de idade, e trabalhando até os 75 anos, foi aposentado de forma compulsória.

    Ex-docente da UNICAMP - Engenharia de Segurança

Detalhes do evento

Abordagem:

Manchas escuras no teto, paredes de ambientes mal iluminados e com baixo arejamento/ventilação são sintomas de “casa doente”, ou melhor, casas que podem provocar doenças respiratórias e certas alergias que causam vermelhidão na pele e muita coceira irritante.

Os patógenos são microrganismos como fungos, ácaros, mofo, bolor e bactérias trazidas pelo ar e que se instalam na casa ao encontrar ambientes propícios para a sua proliferação e causam patogenias que tornam a casa doentia.

Pouco estudado no Brasil, o nosso clima tropical quente com abundância de chuvas intensas e variações de amplitude térmica repentina ao longo do dia, a ponto de obrigar as pessoas portarem verdadeiros “guarda-roupas” quando saem de casa para enfrentar as variações de temperatura e de umidade.

Um estudo especializado, Patologia em Edifícios, identifica o tipo de patógeno, diagnostica as patogenias instaladas e receita a profilaxia adequada para a erradicação do patógeno.

Em uma alegre e descontraída palestra, Watanabe apresenta os resultados das pesquisas que realizou no IPT e de como podemos aproveitar esta expertise para os projetos novos e também para as adaptações em edifícios existentes para melhorar a habitabilidade e a salubridade dos ambientes.

Também será fornecida uma apostila ricamente ilustrada em formato PDF, contendo mais de 150 transparências com todos os detalhes da palestra.

Público-alvo:

Arquitetos, engenheiros civis, técnico de edificações, construtores, empreiteiros, estudantes e demais profissionais que se dedicam ao projeto, construção e manutenção de edifícios.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Arq. Urb. Taina Volcov – Coordenadora da Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual

COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

 

Hora

(Segunda-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento Híbrido - Presencial : Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana | On-line: Site e Youtube do IE

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual | Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia

X
X
X
X
X