Workshop debate sobre nova ligação do Planalto com a Baixada Santista em evento híbrido, que é uma iniciativa do Instituto de Engenharia e será realizado no dia 19 de julho, além de contar com a presença de autoridades das prefeituras de Santos, do Porto de Santos, de Suzano, de construtoras e empresas logísticas.
Para o instituto, as plataformas do Rodoanel Leste podem configurar novo corredor entre Suzano e o Porto de Santos. A observação foi constatada após expansões previstas em movimentação portuária, que geram a necessidade de um novo corredor multimodal. Para eles, o eixo Suzano/Santos torna-se estratégico para nova chegada ao Porto de Santos em sua margem esquerda.
Novos planos regionais de desenvolvimento do vetor Leste da RMSP, que também inclui o desenvolvimento exportador projetado para o Vale do Paraíba, são partes integrantes das plataformas logísticas do Rodoanel Leste voltadas ao Porto de Santos
Movimentação em Santos
Levantamentos recentes apontam que o Porto de Santos movimentou em 2022 os volumes recordes de 162,5 milhões de toneladas e 5 milhões de TEUS. Até 2030, se prevê um total de 210 milhões de toneladas.
Para o instituto, também é importante considerar que a recuperação do transporte por cabotagem, ora em estudos avançados, bem como os seus respectivos marcos legais, e a extensão da Rota da Seda para a América do Sul deverão trazer forte impacto nessa movimentação, podendo superar o total estimado para 2030.
Outros destaques implícitos a essa projeção de crescimento exponencial recaem sobre os pesados investimentos no macroprojeto da Zona de Processamento de Exportação e Reindustrialização (o Porto Indústria) e a consolidação do Parque Tecnológico, que gerarão grande impacto na parte continental de Santos e cidades vizinhas (Cubatão, Guarujá, São Vicente e Praia Grande).