Nesta terça (20), aconteceu a audiência pública “Diálogos para uma estratégia nacional de bioeconomia no Brasil”, organizada pela Comissão do Meio Ambiente do Senado e presidida pela senadora Leila Barros. O link para acesso à gravação completa segue aqui.
O objetivo da audiência era debater as conclusões dos trabalhos do GT Bioeconomia do Fórum da Geração Ecológica (realizado em 2021-2022), criado com a finalidade de propor leis na área ambiental e da sustentabilidade pela CMA-Senado. Entre as propostas advindas deste trabalho está o PL 1855/22 que estabelece as diretrizes para a Política Nacional para o Desenvolvimento da Economia da Biodiversidade (PNDEB).
A secretária Carina Pimenta também estava presente, mostrando seu esforço interno para a construção dessa governança. Ao total, já são 16 ministérios envolvidos nesta agenda. Ela também menciona a bioeconomia como prioridade dos projetos sociais e de enfrentamento à mudança do clima do governo e apoiou com ênfase a tese de polos regionais que vem sendo discutida nos subgrupos do trabalho com Uma Concertação pela Amazônia.
Na foto ao lado, a Engenheira Elisa Stefan do GT de Bioeconomia Nacional do Instituto de Engenharia entregando o projeto da Base de Conhecimento para Estratégia de Bioeconomia para Carina Pimenta, atual Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério de Meio Ambiente.