Broadcast Estadão – Aprovação da Faixa Azul na 23 de Maio é de 96%, na Bandeirantes 97%

Fonte: CET/Divulgação

Aprovação da Faixa Azul na 23 de Maio é de 96%; na Bandeirantes: 97%

– Faixa Azul acabou com as buzinas, reduziu a agressividade e a lentidão das vias em 27%;
– A meta era reduzir a acidentalidade entre 30% e 40%, obteve-se redução de 100% no número de mortes e de 80% em feridos graves;
– 81% dos acidentes se devem à mudança de faixa sem sinalização;
– A média de uso das motos na Faixa Azul é de 87% na 23 de Maio e de 94% na Bandeirantes;
– A aprovação da Faixa Azul na 23 de Maio é de 96% e na Bandeirantes, de 97%;
– Novas Faixas Azuis serão implantadas na Avenida Faria Lima, Avenida Sumaré, Senador Prestes Maia, Senador Queiroz e Avenida Tiradentes.

Desde a pandemia por covid-19, a CET vem se defrontando com números ascendentes de acidentes com motos na cidade de São Paulo. Segundo o ex-Diretor Adjunto de Planejamento e Projetos da CET, Luiz Fernando Devico, o perfil de acidentalidade mudou, com os motociclistas assumindo um lugar que historicamente pertencia aos pedestres.

Essa mudança e a gravidade da situação levou a CET e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo a buscarem medidas corretivas, fazendo uma leitura das experiências do passado, na própria cidade, como na Sumaré e Consolação, bem como projetos exitosos na Malásia e Austrália.

Outro ponto forte da Faixa Azul nasceu através da interlocução da CET com os entes associados a duas rodas, como fabricantes, associações e sindicatos, fazendo-se um trabalho conjunto para aplicação assertiva do projeto.

16 meses após a implantação na 23 de Maio e 08 meses na Bandeirantes, a Faixa Azul não apenas zerou o número de mortes entre os motociclistas, como, na visão de Luiz Fernando Devico, trouxe outros reflexos positivos. “Quando foi iniciado o projeto percebemos de uma forma, até inesperada, que as buzinas pararam”, disse.

O ex-Diretor Adjunto de Planejamento e Projetos da CET destacou como segundo reflexo, a redução da agressividade dos dois lados. O motociclista que usa a Faixa Azul anda mais tranquilo. Passou-se a perceber que, além de melhorar a questão do conflito, a Faixa Azul passou a refletir um apaziguamento no trânsito: menos buzina, menos agressividade.

O terceiro grande reflexo se deu na redução da lentidão das vias, que chega a 27%. “Veja, essas questões não eram objetivos principais da iniciativa. O projeto tem como meta e objetivo a segurança viária, mas esses reflexos vieram juntos, com destaques ao apaziguamento do estresse e melhor fluidez do trânsito”, destaca Devico.

A meta da CET era reduzir a acidentalidade entre 30% e 40%, mas os números superaram as expectativas. “Tivemos uma redução de 100% no número de mortes e 80% em feridos graves. 81% dos acidentes se devem à mudança de faixa sem sinalização”, diz.

A média de utilização das motos em trafegar pela Faixa Azul é de 87% na 23 de Maio e de 94% na Bandeirantes. A aprovação da Faixa Azul na 23 de Maio é de 96% e na Bandeirantes, de 97%. O grau de aceitação dos motociclistas é de 87% e dos motoristas de automóveis, de 88%.

Ampliação

Segundo o ex-Diretor Adjunto de Planejamento e Projetos da CET novas Faixas Azuis serão implantadas na Avenida Faria Lima, Avenida Sumaré, Senador Prestes Maia, Senador Queiroz e Avenida Tiradentes.

Entre os estudos de ampliação estão sendo avaliadas: Avenida Ipiranga, Avenida dos Estados, Avenida Rangel Pestana, Viaduto Dona Paulina, Rua Maria Paula, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, Avenida São Luís, Avenida 23 de Maio, Avenida Rebouças, Rua da Consolação, Radial Leste, Avenida Washington Luís, Avenida Rubem Berta, Avenida Teotônio Vilela, Avenida Guarapiranga, Avenida Aricanduva, Avenida Eliseu de Almeida, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Edgar Facó e Avenida Inajar de Souza.

Além dessas vias, estuda-se a implantação da Faixa Segregada nas marginais do Tietê e Pinheiros (nos dois sentidos das vias).

‘Faixa Azul e Faixa Azul segregada – balanço da experiência em vias do município de São Paulo’, é o tema de evento a ser promovido pelo Instituto de Engenharia, dia 15 de junho de 2023, das 19h às 21h, e contará com a presença do prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, do Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa e do ex-secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, e vereador (DEM), Ricardo Teixeira.

Serviço:

Faixa Azul e Faixa Azul Segregada – Balanço da experiência em vias do Município de São Paulo
Evento Híbrido – Presencial e Online, com transmissão via YouTube
Quando: 15 de Junho de 2023
Horário: das 19hs às 21hs

Onde:

Instituto de Engenharia
Endereço: Avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP

Inscrições:

– Presencial em https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/faixa-azul-e-faixa-azul-segregada-balanco-da-experiencia-em-vias-do-municipio-de-sao-paulo/
– Online em https://youtube.com/live/UiYjMXx06wg?feature=share

Para jornalistas interessados em cobrir o evento, presencialmente, o Instituto de Engenharia disponibilizará sala de imprensa para apoio operacional e entrevistas.

Sobre o Instituto de Engenharia:

É uma sociedade civil sem fins lucrativos com mais de 106 anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Reúne profissionais, engenheiros e não-engenheiros e realiza estudos e debates temáticos para direcionar o desenvolvimento do país em áreas estratégicas como Energia, Mobilidade, Logística, Infraestrutura, Tecnologia e Agronegócios, além de ações como seminários, cursos e palestras, visitas técnicas e publicações de conteúdo.

Mais informações:

Fernando Bortolin – Assessoria de Imprensa
Telefone: (11)99933-3327
E-mail: [email protected]

Fonte: Broadcast Estadão