Tuneladora fabricada na China está a bordo do navio Leopold Staff, que havia partido há 55 dias de Taicang. Equipamentos serão levados até o Complexo Rapadura assim que forem desembaraçados.
O maior tatuzão do Brasil já está no porto de Santos, no litoral paulista, desde a madrugada desta segunda-feira, 8. A máquina que irá escavar cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até a estação Penha aportou no estado a bordo do navio Leopold Staff após uma viagem de 55 dias desde o porto de Taicang, na China.
Fabricada pela empresa CREG, ela é a primeira máquina da companhia chinesa a ser usada no país, após o Consórcio CML2 ter quase fechado negócio com a alemã Herrenknecht. Antes de ser levada desmontada em caminhões até o Complexo Rapadura, a tuneladora ainda precisará passar pelo desembaraço alfandegário no porto de Santos.
São 17 containers além de 25 itens soltos, o mais pesado deles com 170 toneladas de peso. O conjunto todo pesa cerca de 2.740 toneladas, segundo o consórcio.
Com 11,66 metros de diâmetro, o tatuzão abrirá os túneis do trecho entre o Complexo Rapadura e o poço Falchi Gianini, passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Depois será novamente desmontado e levado até a Vala da Penha, ao norte da estação de mesmo nome. De lá, ocorrerá a segunda parte do avanço, que compreenderá as estações Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel, terminando seu trabalho de volta em Rapadura.
Enquanto aguarda a liberação da tuneladora, o consórcio segue preparando a enorme vale aberta na Praça Mauro Broco, no Jardim Têxtil. O local servirá de estacionamento de trens no futuro e encontra-se parcialmente escavado.
Imagens do canal iTechdrones mostram um enorme volume de terra no poço enquanto há apenas uma pequena parte da laje de fundo concretada. A previsão do Metrô era que o tatuzão começaria a escavar por volta de agosto, mas provavelmente esse prazo possa ser estendido por algumas semanas.
A extensão da Linha 2-Verde até Penha deve ser inaugurada em 2026 em duas fases.