José Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia, esteve em 10 de abril, com José Renato Nalini, secretário Especial de Mudanças Climáticas, e Luciana Feldman, chefe de gabinete, para tratar de assuntos relacionados à deterioração da qualidade das águas do Guarapiranga.
A deterioração da represa tem sido uma preocupação recorrente do secretário, que publicou um artigo a respeito no jornal O Estado de S.Paulo, tendo inclusive citado os estudos do Instituto de Engenharia.
Para discutir o assunto, e outros relacionados ao Meio Ambiente, estavam também presentes do IE, José Eduardo Cavalcanti, coordenador da Divisão de Águas e Saneamento, Ivan Whately, VP de Relações Externas, Alfredo Savelli, conselheiro e ex-presidente, George Paulus, coordenado do GT Bioeconomia Nacional, e o convidado José Carlos Leitão, antigo superintendente de operação da ETA.
Como resultado da reunião, ficou previsto, para junho, um evento, na sede do Instituto de Engenharia, em conjunto com a Secretaria, sobre soluções emergenciais para tentar reverter a situação de eutrofização da represa Guarapiranga.
Bioeconomia Nacional
Na ocasião, José Eduardo Jardim, entregou ao secretário (à esq. na foto) o estudo “Uma base de conhecimento para a estratégia Nacional de Bioeconomias”, desenvolvido pelo GT Bioeconomia Nacional do IE e apresentado, em 2024, no Painel Técnico Científico e a Oficina de Trabalho, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com o objetivo de auxiliar a Comissão Nacional de Bioeconomia no processo de elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia.