O presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, diretoria e membros dos Conselhos receberam nesta quinta (27), Shigeaki Ueki, ex-Ministro de Minas e Energia, Rubens Barbosa, presidente do IRICE (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior) e ex-embaixador, Plínio Nastari, fundador da DATAGRO e um dos idealizadores do RenovaBio, e João Carlos Meirelles, Eminente Engenheiro do Ano 1999, para discutirem várias formas de geração de energia, inclusive a possibilidade de prospecção de petróleo na margem equatorial do Brasil.
Diante do iminente declínio de reservas é urgente discutir-se um projeto Brasil, quanto a exploração responsável desses recursos, para garantir a segurança energética do País e o crescimento econômico. O Brasil pode aproveitar suas reservas de petróleo, enquanto paralelamente trabalha na diversificação de sua matriz energética.
Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – COP30-, é essencial trabalhar neste paradigma, mostrando que é possível o equilíbrio entre a sustentabilidade e o progresso.
O encontro também contou com grandes nomes representativos do setor.