A diretoria do Instituto de Engenharia foi a Brasília, nesta quarta (5), para uma série de reuniões cujos temas foram a Importância da Engenharia, Navegação Interior e Infraestrutura de Transporte.
A primeiro encontro foi no Ministério de Relações Exteriores, com João Carlos Parkinson de Castro. Os assuntos tratados foram o Corredor Bioceânico, a importância do Porto de Shankai, construído pela China, no Pacífico (implantado na Costa Peruana) e a integração do Brasil com o Cone Norte de forma Interdependente do Canal do Panamá, bem como a necessidade de definição de uma Estratégia Nacional para Infraestrutura de Transporte.
Segundo José Wagner Ferreira, coordenador da Divisão de Navegação Interior e Portos do Instituto de Engenharia, precisamos retomar os estudos das vias navegáveis da Amazônia e a interligação com os países da região. “A proposta do Ministério de Relações Exteriores é um trabalho conjunto com o Instituto de Engenharia”, afirma.
Ministério de Relações Exteriores. Comitiva do IE e João Carlos Parkinson de Castro, chefe de Integração de Infraestrutura
Na sequência, houve uma reunião com Dino Antônio Batista, secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, no Ministério de Portos e Aeroportos. O foco do encontro foi a articulação de um seminário na sede do IE, com o tema Navegação Interior na matriz de transportes e a elaboração de um Documento Técnico com as Políticas para o Setor.
No Ministério dos Transportes, a reunião foi com o ministro José Renan Calheiros Filho, quando, inicialmente, o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, apresentou a nossa instituição, bem como ressaltou a importância da Engenharia para o Desenvolvimento Nacional e a manutenção da Infraestrutura.
O vice-presidente de Atividades Técnicas, Ivan Whately, reportou a experiência da nossa parceria com a Prefeitura de São Paulo, que resultou na assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) reunindo a prefeitura e o Ministério Público no compromisso de manutenção das obras de arte da Cidade. Foi, também, discutida a proposta de uma nova ligação entre do o Planalto com e Baixada Santista.
“Esse assunto foi objeto de seminário e é discutido pelo corpo técnico do Instituto de Engenharia há alguns anos. Levar o tema ao ministro dos Transportes foi de suma importância para o andamento das discussões técnicas sobre esse ponto tão primordial para a mobilidade”, enfatizou o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim.
O Ministro apresentou para a diretoria o seu Plano de Manutenção da Infraestrutura de Transporte e as providências tomadas imediatamente por sua equipe para reconstrução da Ponte Tocantins.
Na oportunidade, Ivan Whately colocou à disposição do Ministro a Revista Engenharia, para divulgação e colaboração do IE ao programa de recuperação de pontes e viadutos no Brasil – manutenção e adequação.
“Em todas as reuniões a tradição e a isenção de nossa entidade foram reconhecidas e fundamentais para o diálogo que, também, culminou no compromisso de receber o ministro, o embaixador e o secretário em nossa sede para a apresentação das ações das suas instituições”, lembra Jardim.
Fizeram parte da comitiva do Instituto de Engenharia, o presidente, José Eduardo Jardim, a vice-presidente de Administração e Finanças, Miriana Marques, o vice-presidente de Atividades Técnicas, Ivan Whately, o conselheiro, Alfredo Savelli, o coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior, José Wagner Ferreira, e o diretor Regional do IE – em Brasília-, Wellington Sarmento.