Assista abaixo à gravação do evento:
+ Informações:
Nos últimos cinco anos, o setor da aviação aumentou substancialmente o ritmo de desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e novos conceitos operacionais.
Os marcos alcançados durante esse período incluem:
a) Circum-navegação do mundo em uma aeronave solar e progresso no desenvolvimento de tecnologias híbridas/elétricas para aeronaves;
b) Aumento da produção e utilização de combustíveis de aviação sustentáveis;
c) Realização de voo suborbital tripulado;
d) Realização de vários testes bem sucedidos de “táxis voadores” com pessoas a bordo;
e) Implantação de sistemas de gestão do tráfego para sistemas de aeronaves não tripuladas ou aeronaves remotamente pilotadas;
(f) Prestação de serviços regulares de comunicações, a partir de plataformas montadas em balões de alta altitude. Tudo acompanhado de um aumento no uso de aprendizado de máquina, inteligência artificial e blockchain em aplicações de aviação.
Em muitos casos, esses avanços inovadores contribuem para melhorar a segurança operacional (safety), segurança da aviação (security), sustentabilidade ambiental e a acessibilidade. Por outro lado, muitos desses desenvolvimentos colocam desafios, como a saturação de aeroportos e espaços aéreos, a crescente dependência das tecnologias da informação e da comunicação, as ameaças cibernéticas e mudanças climáticas, podendo também exigir processos regulamentares mais eficientes e simplificados.
Portanto, analisaremos o que pode e deve ser feito para avançar a “navegação aérea”, de forma segura e eficiente, para o benefício da sociedade em geral, de acordo com os objetivos estratégicos estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional.
Público-alvo:
Engenheiros, arquitetos e estudantes de áreas correlatas.
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística
Eng. Adalberto Febeliano – Coordenador da Divisão Técnica de Transportes Aéreos
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.