“O SINICESP é entidade apoiadora da Semana Nacional da Engenharia, que se realiza entre os dias 26 e 30 de agosto, no Instituto de Engenharia de São Paulo”.
Na cerimônia de abertura, realizada na sede do Instituto de Engenharia, estiveram presentes o secretário de Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o subsecretário de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais, Ronaldo Camargo, e o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras do Município de São Paulo, Marcos Monteiro.
José Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia, destacou o apoio institucional de mais de 25 entidades do setor para a viabilização do projeto da Semana Nacional da Engenharia, entre elas, o SINICESP, patrocinador oficial do evento. Segundo Miriana Marques, vice-presidente do IE, serão 40 horas de debates sobre a engenharia com a realização de 90 painéis de temas ligados à engenharia nacional, distribuídos em 21 seminários.
No segundo dia de evento, foi realizada palestra com o ex-presidente da República, Michel Temer, sobre Segurança Jurídica e Reforma Tributária relacionada à Engenharia, seguida de almoço. O segundo dia do evento foi encerrado com a entrega do Prêmio Melhores e Maiores Obras.
A premiação foi promovida pelo Instituto de Engenharia em conjunto com a ConVisão- CNC, que avaliou e premiou 20 (vinte) melhores e maiores obras inscritas, em fase de projeto, execução ou concluídas em 2023, dentro dos critérios estabelecidos por uma Comissão Julgadora de cunho técnico.
Para o presidente do SINICESP, Luiz Albert Kamilos, a variedade dos temas de engenharia e infraestrutura abordados durante todo o evento evidencia a importância da valorização da Engenharia Nacional, ao mesmo tempo em que demonstra a necessidade de investimentos públicos para a retomada do ritmo da infraestrutura nacional em todos os setores.
A entrega do Prêmio Melhores Obras contemplou os projetos de destaque da engenharia brasileira. Os prêmios foram concedidos a 20 categoria de obras, relacionadas com os setores de edificações, indústrias, mobilidade e infraestrutura.
O gerente de Relações Institucionais do SINICESP, Carlos Laurito, participou da cerimônia de entrega dos prêmios na noite do dia 27, terça-feira.
Segundo ele, a iniciativa de criar esse reconhecimento às empresas executoras de obras importantes para o crescimento econômico e social nas diversas regiões e cidades brasileiras representa um significativo incentivo às melhores práticas da nossa engenharia com criatividade e inovações tecnológicas.
É uma inédita premiação com diferenciais das já existentes por ter o foco principal na avaliação dos modernos sistemas construtivos praticados, tanto para as obras de edificações como, e principalmente, para as obras de infraestrutura com recursos públicos e privados, beneficiando a sociedade.