Considerado o primeiro arranha-céu da cidade de São Paulo, o Edifício Martinelli, celebra seu centenário em 2024 e, com ele, também foi marcado o início da verticalização da capital paulista.
Localizado no centro da cidade, entre as ruas São Bento, Líbero Badaró e Avenida São João, esse marco arquitetônico, um dos mais emblemáticos de São Paulo, teve sua primeira fase concluída em 1929.
A construção do Martinelli, ocorreu na época em que o instituto de Engenharia tinha sua sede à rua da Quitanda, também no centro de São Paulo. A construção do maior prédio da cidade, assim como o crescimento da metrópole paulistana que, em 1924 era de 700 mil habitantes, passando para 12 milhões, em 100 anos, também foi acompanhado pelo Instituto de Engenharia.
Uma data tão icônica, que também é um momento de reflexão sobre desenvolvimento, não poderia passar em branco. Assim, no último dia 16, o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, recebeu, em nossa sede, membros do Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo, do Conselho de Política Urbana, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a diretoria do IE, assim como membros do Conselho e convidados, para discutir a realização de um evento sobre “Os 100 anos da verticalização da cidade de SP”.
Haverá novos encontros para alinhamento do evento. Acompanhe em nossos meios de comunicação!