Nesta quinta-feira (13), Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recebeu, na sede da entidade, José Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia. Participaram também da reunião Alfredo Alves Veloza, membro do Conselho Consultivo, Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais, e Guilherme Giussani, coordenador da Câmara de Mediação e Arbitragem (CEMAAC).
Durante o encontro, foram compartilhados alguns projetos das instituições. O presidente da ACSP destacou o livro que contará a história dos 130 anos da Associação, com um capítulo especial dedicado às etnias que contribuíram para o desenvolvimento do comércio em São Paulo. “Vamos contar a história da Associação Comercial e a evolução do comércio, com um destaque especial para cinco colônias que foram fundamentais no início dos negócios: a italiana, portuguesa, sírio-libanesa, japonesa e judaica”, explicou Ordine. “O lançamento dessa obra será no dia 7 de dezembro deste ano”, apontou.
Foram discutidas também as reformas tributária e administrativa, destacando as preocupações das entidades com os possíveis impactos negativos das matérias. Outra pauta da reunião foi o convite ao Instituto de Engenharia para integrar o Conselho Consultivo da ASCP. “Por meio desse colegiado, reunimos entidades parceiras para discutir os interesses em comum das instituições”, relata Veloza. Para o presidente Poyares Jardim, “é um privilégio e uma honra receber este convite, e claro, o Instituto gostaria de participar”.
Outro tema abordado foi o projeto #VEMPROCENTRO, iniciativa da Associação Comercial para retomada da ocupação empresarial e revitalização do Centro Histórico de São Paulo. Ao explicar brevemente a ação, foi levantada a possibilidade de apresentá-la aos diretores do Instituto de Engenharia.
Por fim, foram discutidas possíveis cooperações de serviços entre as instituições, incluindo a Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP. O encontro terminou com uma visita de Poyares Jardim às dependências do Juizado Especial Cível da Micro e Pequena Empresa, uma parceria entre a ACSP, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.