Portal NE9 – O nordestino que se tornou vanguarda da tecnologia no mundo

Você já ouviu falar de Silvio Meira? Ele é um dos maiores nomes da ciência da computação no Brasil e no mundo, e acaba de receber o título de Eminente Engenheiro do Ano 2023, concedido pelo Instituto de Engenharia (IE). Ele também foi eleito como uma das pessoas mais influentes do Brasil e sua trajetória diz muito sobre as contribuições desse nordestino que transformou o cenário da tecnologia e da inovação no planeta.

Uma carreira brilhante na academia e no mercado

Silvio Meira nasceu em Taperoá, na Paraíba, e se formou em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Depois, fez mestrado e doutorado em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Kent (Inglaterra), respectivamente. Ele é professor emérito do Centro de Informática da UFPE, onde consolidou o setor de computação e formou mais de 2.500 alunos.

Além da carreira acadêmica, Silvio Meira também se destacou como empreendedor e inovador. Ele foi um dos fundadores do Instituto C.E.S.A.R, uma organização sem fins lucrativos que realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação e comunicação. O C.E.S.A.R tem sede em Recife (PE), mas possui filiais em outras cidades do Brasil e do mundo.

“EU VIVO O TEMPO TODO OLHANDO O FUTURO, ESSE É MEU UNIVERSO… TENHO PRESENTE E FUTURO, ISSO É O RELEVANTE.”

Silvio Meira também participou da criação do Porto Digital, o maior parque tecnológico do Brasil, instalado em Recife (PE). O Porto Digital abriga mais de 370 empresas de tecnologia, que geram mais de 17 mil empregos e faturam mais de R$ 4,75 bilhões por ano. O parque é considerado um dos principais clusters de tecnologia do mundo, e tem como foco as áreas de software, games, internet das coisas, inteligência artificial, entre outras.

Um reconhecimento merecido pelo Instituto de Engenharia

Pela sua trajetória de sucesso na academia e no mercado, Silvio Meira foi escolhido como o Eminente Engenheiro do Ano 2023 pelo Instituto de Engenharia (IE), uma entidade que valoriza os profissionais de destacada atuação e contínuas contribuições para a elevação e aprimoramento da Engenharia Nacional, desde 1963.

Silvio Meira será o 60º engenheiro premiado pelo IE, e se junta a outros nomes ilustres como César Lattes, Evaristo Conrado Engelberg, Ozires Silva, entre outros. Ele também é reconhecido como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, segundo a revista Época.

A entrega do título de Eminente Engenheiro do Ano 2023 acontecerá em 16 de outubro, na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo (SP). O evento terá transmissão ao vivo pelo site e YouTube da entidade.

Um dos primeiros computadores do Nordeste

Silvio Meira também participou da instalação do primeiro computador da UFPE nos final dos anos 70. Diferente dos dias de hoje, a máquina chegava a ocupar um ambiente inteiro “Um conjunto de universidades brasileiras, entre elas a UFPE, adquiriu equipamentos da norte-americana DEC [Digital Equipment Corporation], que na época tinha um megacomputador para uso universitário.

professor Clylton me convidou para cuidar dos sistemas computacionais da universidade. O objetivo era que a nova máquina atendesse o campus e todas as disciplinas, incluindo a execução de tarefas burocráticas, como organização da folha de pagamentos e matrículas. Fiquei responsável por montar esse sistema. Foi um grande aprendizado, mas que custou o atraso da minha dissertação de mestrado em dois anos”, resume.

Um exemplo de inspiração para as novas gerações

Silvio Meira é um exemplo de inspiração para as novas gerações de engenheiros e cientistas da computação. Ele dedicou sua vida a pensar como as tecnologias digitais e a inteligência artificial podem elevar a produtividade e beneficiar a sociedade. Ele também contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste e do Brasil, através da criação de ecossistemas de inovação e empreendedorismo.

Se você quer saber mais sobre Silvio Meira e suas ideias, você pode acompanhar o seu blog, o seu podcast ou o seu canal no YouTube. Você também pode seguir ele nas redes sociais: Twitter, LinkedIn ou Instagram.

Fonte: Portal NE9