Diretores, vice-presidentes e gestores da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) fizeram visita técnica a Embraer, em São José dos Campos, nesta quarta-feira (10). A iniciativa teve a coordenação do vice-presidente da entidade, Carlos Roberto Monteiro, e do assessor institucional da ACSP, General Hegel Fayad. Além das lideranças da ACSP, a visita contou também com alguns convidados, como o reitor da Faculdade de Engenharia Mauá, José Carlos de Souza Junior, e o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Frascá Poyares Jardim.
A comitiva foi recebida pela Gerente de Relações Institucionais, Juliana Villano, que, no auditório da Embraer, fez uma primeira apresentação da empresa, lembrando que ela atua em vários setores da tecnologia de aviação e é atualmente a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, e líder no segmento da aviação regional. Juliana mostrou também cada um dos diversos segmentos de atuação da Embraer, que tem forte presença na aviação regional da Europa e dos Estados Unidos.
Em seguida, o grupo da ACSP passou pelo Centro de Experiência do Cliente, onde teve a oportunidade de conhecer por dentro os detalhes do avião comercial da Embraer, o E195, e ver em mapas virtuais a presença dos aviões da Embraer em todo o mundo. A comitiva também teve a oportunidade conhecer a fábrica de aviões, como o sistema de equipagem e junção de estruturas, e o local em que é realizada a linha híbrida de montagem dos aviões. A Embraer fabrica os modelos E 170 (70 a 78 passageiros), E 175 (78 a 88 passageiros), E 190 (96 a 114 passageiros) e E195 (100 a 124 passageiros).
Para o vice-presidente da ACSP, Carlos Monteiro, “visitas como essa proporcionam uma aproximação maior com o mundo empresarial e a tecnologia que está sendo produzida no Brasil. A Embraer é um orgulho nacional”. No final da visita à empresa, Monteiro entregou aos representantes da empresa a medalha da Associação Comercial de São Paulo. Já o presidente do Instituto de Engenharia presentou os profissionais da Embraer com o livro “200 anos do Instituto de Engenharia”, lançado no Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no ano passado.
A empresa de tecnologia aeroespacial nasceu como uma iniciativa do governo brasileiro para criar uma empresa fabricante de aviões no Brasil, conforme a política de substituição de importações vigente na época, nos anos 1960. Osires Silva, em 1931, foi o seu primeiro presidente e é o cofundador da empresa, considerado o responsável pela história vencedora da fabricante de aviões, que hoje atua também em várias áreas de tecnologia, inclusive prometendo para breve o lançamento do chamado carro voador ou os ‘eVTOLs’ (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), fabricado pela Eve Air Mobility, empresa da Embraer.
No período da tarde, a comitiva da ACSP visitou o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, que foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo, visando ser protagonista no desenvolvimento da região e do país e criar novas tecnologias, novos produtos e novos processos, com foco no empreendedorismo inovador. No enorme galpão do PIT, o grupo da ACSP pode conhecer empresas que estão trabalhando vários projetos inovadores e assistiu palestras que mostraram as várias etapas do desenvolvimento das startups.