Um novo destino futurista na rota do turismo: a Coreia do Sul pretende inaugurar no segundo semestre um museu dedicado a robôs e inteligência artificial. A construção do novo RAIM (ou “Robot & AI Museum”) começou em 2021 e poderá ser visitado pelo público geral até o final deste ano, na capital Seul.
A estrutura terá cerca de 2.500 metros quadrados e terá um formato que lembra uma nave espacial futurista. Muito além de exposições dedicadas à robótica, o próprio museu vem sendo construído com o uso de robôs e drones.
Na prática, uma equipe de robôs está sendo usada para moldar, montar e soldar a fachada de metal curvada do museu, enquanto outros são responsáveis pela impressão 3D do paisagismo de concreto ao seu redor. Já os drones são utilizados para mapeamento e inspeção da estrutura.
A ideia é que o museu tenha quatro andares para apresentar todo o potencial dessas máquinas programáveis. Além disso, visitantes poderão testar novas tecnologias, como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, além de hologramas.
As exposições terão robôs que interagem com o público, sejam dançando, conversando ou ensinando como higienizar as mãos. O local também terá um espaço dedicado a startups, para que elas apresentem seus novos e inovadores produtos tecnológicos.
O objetivo do novo museu é apoiar a educação pública em robótica, aumentando o conhecimento das pessoas em robôs e outras tecnologias relacionadas.
O projeto é assinado pela MAA (Melike Altinisik Architects), com sede em Istambul, na Turquia. A empresa foi a vencedora de um concurso promovido pelo governo de Seul, em 2019, em que buscava ideias para o design do RAIM.
Desde o início, o objetivo era que os robôs participassem de todas as etapas, incluindo o design, fabricação e construção do próprio museu, bem como tecnologias de serviços inteligentes que serão oferecidas quando ele for aberto. A empresa ressalta que a “primeira exposição” começou já em 2021, com o início da construção do museu por meio do uso de robôs.
Quando o RAIM abrir as portas, ele deverá ter uma exposição focada em design e metodologias de construção inteligentes. A expectativa é que a inauguração do prédio ocorra em julho, com a primeira exposição oficial ocorrendo até o final de 2023.