Com este relato registro uma homenagem aos que muito me auxiliaram na elaboração de uma proposta para a reutilização, em 1986 e 1988, de um Teatro no pátio ferroviário da Ferrovia Paulista SA, no bairro da Barra Funda, pátio desativado pela Cia do Metrô para ali instalar uma estação da sua futura linha 3. Antevendo a reutilização do território do pátio no processo tradicional de intervenção urbana da Cia do Metrô, a exemplo de estações da linha 1 – Sé, Ana Rosa, Vila Mariana – demolição dos prédios existentes no local, cedendo lugar a grandes espaços vazios, variados planos desnivelados, enormes e inúteis torres de ventilação, enormes vãos nos pavimentos, ausência de áreas verdes, tudo resultando em um ambiente agressivo, paisagem sem presença de pessoas. “A força da grana que ergue e destrói coisas belas”. O grupo de estudos foi composto pelo Departamento de Cultura da Associação dos Engenheiros da FEPASA e pelos presidentes do IAB/SP – os arquitetos PAULO MENDES DA ROCHA e PEDRO CURY – e pela presidente do Sindicato dos Artistas, LÍGIA DE PAULA SOUZA.
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REGINALDO A. DE PAIVA*
Diretor secretário da Diretoria Executiva (2014/2015); representante do Instituto de Engenharia na Comissão Pré-Centro e na Operação Urbana Águas Espraiadas e na Comissão Licitatória de Concessões Rodoviárias (Secretaria de Estado dos Transportes); membro do Conselho Editorial da Revista Engenharia.
*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.