O trabalho geralmente é cheio de momentos difíceis, onde as pessoas o pegam desprevenido e fazem você se sentir na defensiva. Como você pode manter a compostura quando é desafiado ou colocado no local por colegas, gerentes ou clientes? Comece reconhecendo sua resposta biológica imediata. Corar, gaguejar ou até chorar são reações normais à hostilidade e ao estresse. Tente mudar seu foco para o que a outra pessoa está pensando dizendo algo como: “Obrigado por compartilhar sua perspectiva. É diferente de como eu estava pensando sobre o assunto. Você pode me contar mais sobre isso?” Enquanto ouve a resposta deles, respire fundo, ajuste sua postura e rotule internamente a sensação que você está experimentando. Em seguida, verifique suas suposições sobre a outra pessoa. Pode haver muitas razões pelas quais eles parecem argumentativos, críticos ou impacientes. Eles podem estar tendo um dia ruim, ou talvez esse seja apenas o estilo de comunicação deles. Ouça a substância de seus pontos. Não fique na defensiva e, se você acha que eles podem estar certos, reconheça e recue de sua posição respeitosamente. Se você acha que eles estão errados, responda e se envolva com confiança como se fosse uma negociação, sem raiva. Se você sentir que levou a discussão o mais longe possível, encerre-a. Assegure-lhes que você trabalhará com seus pontos e acompanhará. Agradeça pela discussão e saia de cabeça erguida.
Esta dica é adaptada de “How to Stay Cool When You’re Put on the Spot”, de David Lancefield
Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.
*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.