Na manhã do dia 17/3, o coordenador da Divisão Técnica de Indústria de Petróleo, Gás, Bioenergia, Mineração e Dutorivas, José Eduardo Jardim, recebeu a Eng.ª Química Ieda Gomes e o Dr. Shigeaki Ueki para uma reunião na sede do IE. Na ocasião, foram discustidos os atuais cenários que impactam a indústria e a economia diante do conflito entre a Rússia e Ucrânia.
A Engenheira Ieda, é uma experiente líder de negócios e conselheira em diversas empresas dos setores de energia, utilidades, infraestrutura, certificação e construção no Brasil, Reino Unido, EUA e França.
O Dr. Shigeaki Ueki é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi Diretor Comercial e Financeiro da Petrobras (de 1969 a 1974), ministro de Minas e Energia no governo Ernesto Geisel (de 1974 a 1979), e o primeiro presidente civil da Petrobras (de 1979 a 1984).
Ieda e Ueki discorreram aos presentes as impressões e impactos na economia e as estratégias continentais para se adaptarem aos cenários de escassez e baixos estoques de óleo e gás global, onde, com o inverno em curso no hemisfério norte, o cenário crítico é de maior relevância e preocupação mundial devido ao conflito na Ucrânia.
Foram mencionadas, também, as estratégias entre os países da América Latina, onde se percebem baixas movimentações de emponderar uma sinergia de reservas e investimentos no setor energético e, consequentemente, uma insegurança nos investimentos industriais.
Além dos citados, do Instituto de Engenharia estavam presentes Ivan Whately (VP de Atividades Técnicas), Flávia Cruz (VP de Assuntos Internos), Ricardo Kenzo (VP de Relações Externas), Rui Camargo (Diretor) e Aléssio Borelli (Diretor do Depto. de Desenvolvimeto de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações).
Foi uma manhã marcada de eméritos temas da Engenharia, que revelam grandes desafios globais com a aplicação e prática de profissionais do setor da Divisão para ação interna.