Quando você tiver a sorte de ter um mentor, não pegue apenas o que você precisa do relacionamento. Você também quer retribuir. Sua idade, experiência e especialização têm pouco a ver com o valor que você traz para a mesa. Para praticar essa “mentoria reversa”, comece descobrindo exatamente o que você tem a oferecer. Pergunte a si mesmo: Quais são os desafios que sua organização enfrenta e sobre os quais você pode ter percepções, informações ou especialização? Descubra no que você é excelente, porque isso é importante para sua organização e como seu mentor poderia usar esse conhecimento para crescer como profissional e contribuir com a equipe. Em seguida, expresse seu desejo de ajudar desta forma. Você pode fazer isso em um check-in formal ou informalmente na próxima vez que você e seu mentor estiverem compartilhando uma refeição ou tomando um café. Supondo que eles estejam no jogo, estabeleçam expectativas claras juntos. Essa mentoria reversa deve ser um negócio único, durar algumas semanas ou ser um compromisso de longo prazo? Como você medirá seu sucesso? Existe uma meta que eles pretendem alcançar? Depois de responder a essas perguntas, você e seu mentor estarão prontos para começar.
Mentors4Change
Whatsapp: 11 993557478
________________________________________________________________________
Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.
*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.