Por Vivian Nereim (Bloomberg) – O megaprojeto de alta tecnologia “Neom” da Arábia Saudita planeja expandir um pequeno porto local em um centro comercial e industrial próximo ao Canal de Suez que, segundo as autoridades, competirá com as maiores instalações do Oriente Médio.
A proposta é o mais recente anúncio atraente da Neom, com o progresso no terreno até agora limitado a terraplenagem. Cerca de 12% do comércio global flui através do Canal de Suez.
O porto vai ancorar uma cidade industrial que Neom anunciou na semana passada chamada Oxagon , disse Vishal Wanchoo, o presidente-executivo da Oxagon, em uma entrevista. Um porto existente perto da cidade de Dhiba, no Mar Vermelho, será transformado para lidar com uma capacidade de contêineres de 3,5 a 4 milhões de unidades equivalentes de toneladas (TEUs) até 2030, disse ele.
O projeto poderia eventualmente servir os inquilinos comerciais da Neom, bem como a região mais ampla do Golfo, Jordânia e Iraque, disse ele. A capacidade pode se estender até 9 milhões de TEUs, dependendo do crescimento da Oxagon, acrescentou. O porto de Jebel Ali em Dubai , o maior da região , tem capacidade para mais de 19 milhões de TEUs.
“Vamos desenvolver um porto e um sistema de cadeia de suprimentos de última geração e temos uma vantagem real porque estamos começando como um greenfield ”, disse Wanchoo, um ex-executivo da GE que ingressou na Neom este ano.
Anunciado em 2017, Neom é a joia da coroa do programa do príncipe Mohammed bin Salman para reformar a economia do maior exportador de petróleo do mundo . Seu plano de transformar a região remota na costa noroeste do reino em um centro de tecnologia impulsionado por robôs encapsula os principais elementos de sua chamada “Visão 2030” para diversificar longe do bruto, afrouxar as restrições sociais e aumentar o investimento.
Mas o projeto gerou polêmica, incluindo ceticismo sobre sua viabilidade, depois que alguns esforços anteriores para construir zonas econômicas francas lutaram para decolar.
O Oxagon – que as autoridades dizem que eventualmente incluirá um complexo que “flutua” no mar – ilustra essas ambições e desafios.
A área de 50 quilômetros quadrados (19 milhas quadradas) deverá abrigar de 80.000 a 90.000 residentes e 40 a 50 empresas até 2030, disse Wanchoo. Ele não divulgou os gastos planejados com o projeto, que reúne investimentos governamentais e privados.
A primeira fase de construção, até 2025, terá como foco o segmento a ser construído em terrenos, disse ele, com a área flutuante ainda nas “fases iniciais de projeto”.
“Queríamos olhar para frente e dizer com todas as mudanças climáticas que estão ocorrendo e a elevação do nível do mar, poderíamos construir uma Veneza moderna”, disse ele – “uma cidade flutuante que não tem que lidar com a elevação do mar níveis, ou lida com isso devido à forma como foi projetado. ”
Neom pretende conectar o porto de Oxagon com o nordeste da Arábia Saudita e a região mais ampla, primeiro por transporte rodoviário e depois por ferrovia, disse ele. As operações portuárias com capacidade para contêineres começarão em meados de 2022 e se expandirão a partir daí, disse ele.
O projeto rivalizaria em tamanho com o porto de Jeddah, cidade do Mar Vermelho . Entre Jeddah e Oxagon, o reino também está expandindo uma instalação chamada King Abdullah Port, que visa atingir uma capacidade de 25 milhões de TEUs.