Durante a Mobile World Congress (MWC) de Barcelona em junho, a startup Biel Glasses ganhou o prêmio de inovação por um óculos digital focado em ajudar pessoas com baixa visão. Desenvolvido pelo casal espanhol Jaume Puig e Constanza Lucero, o óculos surgiu como uma ideia para facilitar a vida do filho dos criadores, que foi diagnosticado com a enfermidade.
O óculos será vendido na Espanha e na Dinamarca ainda em 2021 e custará €4,9 mil, cerca de R$ 30 mil em conversão direta.
O casal percebeu a visão prejudicada de seu filho Biel quando ele começou a esbarrar nas paredes e cair no chão após aprender a andar. Depois de uma visita ao oftalmologista, o bebê de dois anos foi diagnosticado com baixa visão. Neste caso, a doença se originou de um problema no nervo óptico.
Um óculos cheio de recursos
O headset é capaz de oferecer imagens 3D com textos, gráficos e vídeos em realidade mista, além de usar uma inteligência artificial para alertar obstáculos.
Caso o usuário se aproxime de um objeto bloqueando o caminho, por exemplo, um círculo vermelho aparecerá na tela, alertando o perigo. O consumidor também consegue dar zoom em itens, como placas de ruas. Confira abaixo uma simulação do potencial deste dispositivo.
BIEL SMARTGAZE from Jaume on Vimeo.
A Baixa visão ainda não pode ser corrigida por óculos convencionais, medicamentos ou cirurgias. “Existem bengalas, cães-guia e mais nada. Nós entramos nisso porque percebemos que existia uma necessidade”, informou Puig, que é engenheiro elétrico.
O casal trabalhou com um time de médicos especialistas na doença e engenheiros de computação. O desenvolvimento do acessório custou €900 mil, quase R$ 5,5 milhões. Desta quantia, €65 mil, R$400 mil, veio direto do bolso do casal, e o resto foi arrecadado por instituições públicas e financiamento coletivo.
Puig, que já foi fundador de outras startups de tecnologia, agora pretende adicionar suporte para comandos de voz e um sistema de navegação que funciona com o Google Maps nos óculos.