Com motor BMW, carro voador completa voo entre duas cidades

Precisa de só três minutos para retrair as asas e cauda para andar como um carro normal

A ideia dos “carros” voadores não é exatamente nova, mas poucos veículos com este conceito realmente viram realidade e fazem um voo, mesmo que seja um protótipo. A Klein Vision pode se orgulhar e mostrar que o seu AirCar completou o primeiro voo entre duas cidades, mostrando que está mais próximo de ser produzido em série.

Guiado por seu criador, o professor Stefan Klein, e o seu co-fundador Anton Zajac, o AirCar fez seu voo entre dois aeroportos no dia 28 de junho. Levou 35 minutos para voar do aeroporto internacional de Nitra até Barislava, ambas na Eslováquia. Além de ter sido o primeiro voo nessa distância, este foi o 142º pouso bem sucedido do AirCar.

Ao contrário dos outros carros voadores vistos anteriormente, o AirCar pode alternar entre o modo carro e avião em menos de três minutos. As asas e a cauda são retraídas ou expandidas, permitindo que realmente seja um carro capaz de rodar nas estradas ou um avião. Ainda tem  o problema de qualquer outro veículo deste tipo, pois precisa de uma pista para levantar voo.

Existem dois protótipos do AirCar. O Prototype 1 usa um motor a gasolina normal feito pela BMW, entregando 162 cv, acoplado a uma hélice fixa e com um paraquedas balístico. Esta unidade já completou mais e 40 horas de voo sob a supervisão do governo local, chegando a uma altura de 8.200 pés (2.500 metros) e chega a uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h.

Já o Prototype 2 é mais potente, com um motor de 304 cv e que recebeu a cartificação EASA CS-23 na Europa, além de ser emplacado para andar nas ruas. Tem uma hélice de passo variável e  deve chegar a uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h, com uma autonomia de 1.000 km.

Apesar do voo bem sucedido, a empresa ainda não sabe quando irá produzir o AirCar em série. Não deve demorar muito mais, visto que os testes estão indo bem.

Fonte: Motor1.com