Os supervisores que de repente se viram gerenciando uma equipe totalmente remota podem estar se perguntando como medir a produtividade e a qualidade do trabalho dos funcionários à distância. O ingrediente chave é a confiança.
Talvez você não consiga ver o que as pessoas estão fazendo, mas ainda pode equipá-las com as informações de que precisam, atribuir tarefas a elas e verificá-las, como sempre. Como você não pode monitorar o processo da mesma maneira, sua análise terá que se basear nos resultados. Obviamente, não há razão para acreditar que, nesse novo ambiente, as pessoas não farão o trabalho a que foram designadas.
O trabalho remoto existe há muito tempo e hoje temos a tecnologia para não apenas fazer nosso próprio trabalho, mas também para colaborar com sucesso. Portanto, como gerente, seu principal trabalho é confiar nos colaboradores e descobrir se são confiáveis, até que provem o contrário.
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Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.
*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo