O diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura do Instituto de Engenharia, Roberto Kochen, foi entrevistado pelo SPTV para comentar sobre algumas pontes de São Paulo que precisam de manutenção e reparo.
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Pouco mais de um ano após a Prefeitura de São Paulo contratar um serviço de vistoria em 21 pontes e viadutos da capital paulista, um alerta do Instituto de Engenharia (IE) feito nesta sexta-feira (31) aponta que as Pontes da Vila Maria e das Bandeiras, na Marginal Tietê, precisam de atenção e reparos da administração municipal.
Pelos critérios da prefeitura, as duas pontes apresentaram necessidade de obras urgentes (com licitação) e não emergenciais (mais rápidas e sem licitação).
No entanto, segundo o Roberto Kochen, diretor de Infraestrutura e Habitat do IE, essas duas pontes apresentam deformações e problemas de infiltração que podem se agravar.
Na Ponte da Vila Maria, na Zona Norte, Roberto Kochen diz que é preciso obras para reparos em vigas deformadas.
“Essa ponte tem uma situação que requer atenção, porque os caminhões passando por baixo quebraram o concreto da parte de baixo da viga da ponte e a armação de aço ficou exposta e algumas até deformadas. Isso não é bom. Aliás, tem que fazer um reparo, uma manutenção e refazer essa viga do jeito que ela era”, alerta o engenheiro.
Para Roberto Kochen, a Ponte das Bandeiras, também na Zona Norte, enfrenta problemas de infiltração e carbonatação. “As manchas brancas que a gente vê [na ponte] são sinais de infiltração e carbonatação, aparentemente, esse caso não apresenta um risco estrutural. Mas, de qualquer forma, precisa de uma manutenção pra que o problema não se agrave”, afirma o diretor do IE.
Outras estruturas
Apesar de algumas das pontes de acesso à Via Dutra registrarem rachaduras e infiltrações, e de as pontes do Tatuapé, Casa Verde e Freguesia do Ó apresentarem o concreto desgastado e arames aparentes, o engenheiro do IE afirma que a situação dessas estruturas é um pouco mais confortável.
“Aparentemente, por essas imagens, não tem nada que seja um sinal vermelho, uma emergência, um risco estrutural. Em alguns casos, a gente vê que já tem uma inspeção e uma possível manutenção, como naquelas trincas que já estavam mapeadas e que, provavelmente, vão dar margem a uma inspeção e manutenção com injeção de resina. Então, pelas imagens, aparentemente não há nenhuma emergência”, declara Kochen.
Histórico de problemas
A vistoria contrata pela prefeitura em 2019 incluiu 21 pontes sobre as marginais Tietê e Pinheiros. O serviço foi anunciado logo depois que um viaduto na Marginal Pinheiros cedeu e uma das pontes de acesso à Rodovia Presidente Dutra, na Marginal Tietê, teve que ser interditada para obras.
Na Marginal do Tietê, oito pontes foram vistoriadas pelo serviço. Entre elas as pontes da Casa Verde, Freguesia do Ó, Cruzeiro do Sul, Tatuapé, além do viaduto Jânio Quadros, na Vila Maria, e as duas pontes de acesso à Via Dutra.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, a vistoria apontou que várias pontes e viadutos precisavam de obras de reparo. Esses reparos foram divididos entre emergenciais, que necessitam de obras rápidas, dispensando a necessidade de licitações, e urgentes, que precisam passar por pelo processo licitatório.
Ao menos 12 estruturas foram consideradas emergenciais e tiveram obras iniciadas em 2019. Nove delas já tiveram essas obras concluídas e outras três ainda têm obras em andamento, segundo a Secretaria Municipal de Obras.
As estruturas com obras concluídas são as seguintes:
- Ponte do Jaguaré
- Ponte da Casa Verde
- Ponte da Freguesia do Ó
- Ponte da Limão
- Ponte Jânio Quadros
- Pontilhão Itaim
- Viaduto Miguel Mofarrej
- Viaduto da Marginal Pinheiros
O Pontilhão do Córrego Três Pontes, a Ponte Cidade Jardim e o Viaduto Alcântara Machado ainda têm obras em andamento, que devem ser concluídas até maio, segundo a administração municipal.
Pontes da Vila Maria e Bandeiras
O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, informou que os problemas apresentados pelo engenheiro do IE nas pontes da Vila Maria e Bandeira não são emergenciais, mas fazem parte de um novo pacote de vistorias e obras que a administração municipal já tem planejado.
“Nós contratamos as empresas que nos apontaram qual eram as [pontes] emergenciais. Então, todas as emergenciais já se esgotaram. Agora nós estamos tratando as urgências. As urgências são ainda objetos de licitação. São os lotes que a gente já apresentou em dezembro do ano passado, além de mais quatro até a semana que vem. No início de fevereiro, a gente deve terminar os outros lotes, que estarão nas ruas. Com isso, a gente vai ter todo o ativo de pontes e viadutos da cidade de São Paulo já com seus laudos estruturais feitos”, declarou o secretário.
Fonte G1