+ Informações:
Abordagem:
Cidades sustentáveis necessitam, além de edifícios com conceitos de sustentabilidade, de infraestruturas urbanas também sustentáveis e com consciência humana com carácter de conservação e preservação ambiental, com o uso da engenharia. A correta destinação dos resíduos sólidos (lixo) é condição primordial para uma cidade sustentável.
O saneamento sólido deve ser considerado nas cidades inteligentes e sustentáveis, como um dos problemas associados às comunidades, principalmente urbanas. Novidades tecnológicas em termos globais e as rotas tecnológicas de destinação de resíduos e sua inserção nas cidades serão citadas. A nova engenharia de resíduos sólidos nos aterros sanitários e o comportamento mecânico dos resíduos. O monitoramento residuotécnico para o controle dos aterros sanitários, como instrumento de segurança estrutural, será a presentado.
Palestrante:
Clovis Benvenuto e Marcelo Benvenuto
Engenheiros da Geotech Geotecnia Ambiental Consultoria e Projetos Ltda e diretores da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP
Apoio:
Apoio Institucional:
Realização:
Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT. de Construção Sustentável e Meio Ambiente