Livro – Engenharia de Software com Acess VBA

Autor: Eduardo Machado (Good Guy) / Editora Ciência Moderna. Exemplar disponível na Biblioteca do Instituto.

Como você vê o mundo nos dias de hoje? O avanço da tecnologia tem nos feito deslumbrar um mundo novo de possibilidades, novas formas de acesso a dados. Hoje, temos a tecnologia touch screen, a robótica, a biometria digital e também a ocular. Mas todas elas têm o mesmo fundamento – a programação. A ferramenta de programação mais acessível e dinâmica que tenho encontrado é o Access VBA.

 

No primeiro volume, você encontrará temas muito interessantes como:

•  Aprender a desenvolver a função da Torre de Hanói (Progressão Geométrica);

•  Aprender a desenvolver Aplicações com Treeview (Controles ActiveX) da tecnologia OCX que produz um controle que acrescenta algum recurso interessante à aplicação;

•  Dominar Conversões de Bases Numéricas (Decimal em Binário e vice-versa, etc.);

•  Dominar Matrizes Array (Arranjos de Dados) em conjunto com uma outra função chamada Split (Separadora de Strings);

•  Aprender diversas Aplicações de Barras de Progresso e Desenvolvimento de Barra de Progresso para Discriminar Dados e Percentuais em Aplicativos.

 

Entre outros temas igualmente aplicáveis para o desenvolvimento de sistemas sofisticados com ótimos exemplos de estudo.

 

No segundo volume, você encontrará outros temas muito interessantes como:

•  Aprender a desenvolver a Sequência de Fibonacci (Aplicada em Arquitetura);

•  Aprender a desenvolver Gráficos de Barra a Partir de Funções Logarítmicas (Engenharia);

•  Aprender a trabalhar com as Propriedades ItemData, ItemSelected e os métodos AddItem e RemoveItem;

•  Aprender a trabalhar com matrizes (Arrays) para exibição de vídeos e imagens simultaneamente.

•  Por último, mas não definitivo aqui, uma aplicação muito interessante com a função DateSerial em comum com outras funções de minha autoria, que encorpam uma técnica que o ajudará a discorrer uma análise da tríade em Física de Velocidade-Distância-Tempo de um objeto em movimento, entre seu ponto de partida e de chegada e cálculos inerentes.

 

Entre outros temas de relevante interesse para o profissional de TI.