Caminha a passos firmes o processo de implantação das novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) nos cursos de Engenharia da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP). A instituição acredita que as novas exigências chegam para melhor capacitar o engenheiro nos tempos atuais, com formação baseada por competências, foco na prática, aprendizagem ativa e maior flexibilidade.
“Espera-se que o engenheiro recém-graduado já saia do curso com novas características, que chamamos de soft skills, como visão holística, criatividade e atuação inovadora, comunicativa e empreendedora”, afirma o coordenador do curso de Engenharia de Produção da FAAP, Regis Pasini. O objetivo é que os futuros engenheiros sejam dotados de capacidades técnicas e ao mesmo tempo tenham aptidões humanísticas.
Outra mudança interessante para o professor é o foco no desenvolvimento de competências e não nos conteúdos, o que muda a forma de abordar os temas. “Assim, cada curso pode balancear matérias como melhor entender, desde que não exclua conteúdos básicos, profissionais e específicos”, afirma Pasini, que faz parte do Grupo de Trabalho (GT) Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
A questão do empreendedorismo, segundo o professor, é muito importante para a FAAP, que já desenvolve essa competência nos cursos de Engenharia há mais de 15 anos. Neste sentido, o curso sempre optou por práticas em que o empreendedorismo é aplicado a partir de técnicas de aprendizagem ativa, desenvolvendo também competências como comunicação e trabalho com equipes interdisciplinares. “Afinal, nosso objetivo é formar engenheiros para gerarem empregos e não para se tornarem funcionários”, raciocina.
Com as novas diretrizes, os alunos estão sendo preparados para o mundo contemporâneo, em que a globalização e a revolução tecnológica trazem mudanças substanciais nas relações de trabalho. Os requisitos para quem for enfrentar os desafios desse cenário impõem o aprendizado de novas habilidades e competências, diferentes do modelo de educação dos últimos setenta anos. Neste sentido, é importante que o projeto pedagógico seja dinâmico e esteja em constante atualização.
Alunos empreendedores
Alguns alunos do curso de Engenharia da instituição já optaram pelo negócio próprio. Rafael Pomin e Barbara Brilhante, por exemplo, criaram a empresa WeGOTT, cujo objetivo é permitir que os usuários comprem e agendem seus transportes. Também controla, por meio de localização, a necessidade de acionar motoristas reserva para suprir eventuais desfalques e garantir que os clientes sejam atendidos conforme agendado.
Outro exemplo é o aluno Felipe Ribeiro, que acabou de lançar o Clube de benefícios Barpass – para consumo em bares e restaurantes da cidade de São Paulo. O diferencial é oferecer um mínimo de 10% de desconto para qualquer produto consumido pelo associado, seja refeição ou bebida, em mais de 100 bares e restaurantes da cidade de São Paulo.
Um traço comum entre Felipe, Barbara e Rafael é a participação no programa da FAAP, que existe há alguns anos, denominado Formação Múltipla, em que os estudantes podem fazer até quatro disciplinas por semestres em outros cursos, sem custos. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.
Vestibular 2020
As inscrições para o próximo vestibular da FAAP vão até dia 25 de outubro e podem ser feitas pelo telefone (11) 3662-7208 ou pela internet (www.faap.br/vestibular). Em São Paulo, o candidato também pode ir pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, localizada na Rua Alagoas, 903, em Higienópolis, das 9h às 19h. A prova será aplicada no dia 27 de outubro, nos campi da FAAP em São Paulo, São José dos Campos e Ribeirão Preto.
Além da Engenharia Civil e de Produção, é possível se inscrever para os cursos de Administração, Animação, Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Design, Direito, Economia, Jornalismo, Moda, Produção Audiovisual, Produção Cultural, Processos Gerenciais, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Internacionais e Relações Públicas.
Fonte Assessoria de Imprensa