Com a invenção de um chiclete de pimenta, estudantes de Goiânia conquistaram o primeiro lugar em um torneio de robótica realizado na Universidade da Nasa, em West Virginia, nos Estados Unidos. O grupo de Goiás superou 70 equipes de 12 países que estavam concorrendo ao Champion’s Award, o maior prêmio da competição.
Os alunos têm entre 15 e 17 anos. Eles estudam do Serviço Social da Indústria (SESI) Vila Canaã e foram premiados pelo “chiliclete”, uma goma de mascar desenvolvida com componentes da pimenta para auxiliar astronautas a sentirem o sabor dos alimentos.
Segundo os alunos, a falta de sensibilidade no nariz dos astronautas é ocasionada pela falta de gravidade no espaço, o que faz com que o sangue do corpo se concentre na cabeça e no peito. Com isso, a sensibilidade do nariz é afetada, fazendo com que os astronautas parem de sentir cheiros e sabores.
O grupo vencedor, formado por sete estudantes, desenvolveu a pesquisa durante sete meses. Em março, eles apresentaram o “chiliclete” na edição nacional do Torneio de Robótica, no Rio de Janeiro, e foram selecionados para a etapa internacional.
De acordo com o professor Flamarion Gonçalves Moreira, ténico da equipe vencedora, apesar de todos os esforços realizados pelo grupo, o resultado alcançado surpreendeu os goianos.
“A gente fica sem acreditar, porque uma competição desse nível, com tantas equipes muito boas, todas se esforçando… A gente chegar aqui com todo esse diferencial de entusiasmo, seriedade e foco, para nós foi maravilhoso. Só temos que agradecer”, afirmou.
Robô
Os alunos do Sesi Canaã também conquistaram outro prêmio no torneio internacional de robótica. Na categoria “robô”, eles atingiram o 2º lugar geral.
Segundo o professor Flamarion, os estudantes construíram um robô composto de cinco garras, que precisava realizar 15 missões em duas horas e meia.
Por Lis Lopes
Fonte G1