Propõe-se, através do presente trabalho, analisar propostas de desenho urbano para as áreas centrais de três cidades brasileiras Curitiba, Rio de Janeiro e Recife – entre as décadas de 1970 e 1990. Argumenta-se que, se o desenho urbano trata da relação homem X ambiente, lida com a escala da vida cotidiana, com o espaço vivencial da negociação diária, trabalhando com o espaço como suporte de usos e atividades desenvolvidas de acordo com as práxis de uma determinada comunidade, é importante que as questões relacionadas à cultura e identidade daquela população sejam consideradas. A disciplina desenho urbano surgida na Grã-bretanha e nos Estados Unidos, ainda na década de 1960, e já consolidada naqueles países nos dias de hoje, começa a ser inserida nos meios profissionais brasileiros entre o final dos anos 80 e o início dos anos 1990. A prática do desenho urbano no Brasil é recente tanto como disciplina nos cursos de arquitetura, quanto como forma de se intervir nas cidades. Portanto, muitas questões podem ser levantadas sobre o assunto. Como foram produzidas as propostas de desenho urbano desenvolvidas no Brasil, nas últimas décadas do século XX? Qual a base teórico-metodológica utilizada pelos arquitetos no ato de projetar? Quais as condicionantes foram levadas em consideração ao serem produzidas essas propostas? As propostas desenvolvidas no Brasil são reproduções das propostas produzidas na Europa e Estados Unidos ou levam em consideração a cultura e identidade brasileiras? Finalmente levanta-se a seguinte questão: Como está sendo tratada a relação entre espaço urbano, cultura e identidade da população, na prática de desenho urbano desenvolvida no Brasil? Parte-se da hipótese inicial que nessas propostas de desenho urbano questões relacionadas à cultura e à identidade da população são deixadas em segundo plano. Dessa forma, tem-se como objetivo geral dessa tese entender como estão sendo construídas metodologicamente as propostas de desenho urbano brasileiras, tendo como foco a relação entre identidade cultural e ação projetual. Sendo assim, pretende-se atingir os seguintes objetivos específicos: – Fomentar a construção de bases metodológicas que incorporem as questões de identidade cultural no processo de desenvolvimento de propostas de desenho urbano, intimamente relacionadas à realidade sócio-cultural do lugar onde estejam inseridas. – Contribuir para a discussão sobre a prática do desenho urbano desenvolvido nas cidades brasileiras, através da análise crítica das propostas aqui apresentadas; – Apontar caminhos para o desenvolvimento de um desenho urbano que incorpore as diversas identidades culturais locais. Acredita-se que ao se incorporar nas propostas de desenho urbanos elementos da cultura local a possibilidade das mesmas serem bem aceitas e apropriadas pelos usuários é maior. Dessa forma, o fortalecimento da relação espaço X identidade cultural faria com que os usuários cuidassem melhor dos espaços públicos, tomando-os como parte de seus pertences e não como lugar de ninguém.
LIVRO – Desenho urbano: uma análise de experiências brasileiras
Autora: Verônica Maria Fernandes de Lima / Editora EDUFRN. Exemplar disponível na Biblioteca do Instituto.