As pontes são, basicamente, uma estrutura que levam de um ponto ao outro. Porém, algumas são famosas por serem uma verdadeira obra de arte na Engenharia. É como se o engenheiro/arquiteto/projetista usasse toda sua inspiração para criar, respeitando as restrições da construção no local, além de um caminho, um monumento. Para comprovar (e também para te inspirar), nós fizemos uma seleção de 25 pontes incríveis espalhadas pelo mundo.
1. Golden Gate Bridge (Estados Unidos)
Esta ponte é uma das mais famosas do mundo. Inaugurada em 1937, ela possui 2.737 metros de comprimento e é o cartão-postal da região de São Francisco. Uma curiosidade é que ela já foi interditada várias vezes devido a fortes ventos.
2. Pont du Gard Aqueduct (França)
A Pont du Gard é um aqueduto romano localizado na França. Ele possui quase 50 metros de altura, e foi construído em 3 níveis. A data de construção é do século I a.C., aproximadamente.
3. Beipanjiang Bridge (China)
Com um design incrível, esta ponte se localiza a 564 metros acima do rio Beipan. Sua inauguração, no final de 2016, permitiu uma redução de aproximadamente 3 horas no tempo de viagem.
4. Viaduc de Millau (França)
Esta ponte suspensa possui 343 metros de altura e foi inaugurada em 2004. Ela facilita o tráfego de veículos entre Paris e Barcelona.
5. Tsing Ma Bridge (China)
Localizada em Hong Kong, a Ponte Tsing Ma possui tráfego rodoviário e ferroviário. Ela possui seis faixas para veículos e duas linhas ferroviárias. O nome é proveniente das ilhas que liga: Tsing Yi e Ma Wan.
6. Ponte Vasco da Gama (Portugal)
Esta ponte liga o norte ao sul de Portugal. Com mais de 12km, ela é a ponte mais longa da Europa Ocidental. A inauguração aconteceu em 1998. Um destaque é que, na construção, foi preciso cuidado extra com o impacto ambiental, visto que a ponte fica acima do Parque Natural do Estuário do Tejo.
7. Golden Bridge (Vietnã)
Recentemente, nós falos aqui no Blog da Engenharia sobre esta encantadora ponte suspensa por mãos gigantes no Vietnã. Apesar de ter apenas 150 metros, ela surpreende pelo design ousado e peculiar.
8. Sydney Harbour Bridge (Austrália)
Inaugurada em 1932, a Ponte da Baía de Sydney possui 503 metros de comprimento. É um importante ponto de comemoração australiano.
9. Brooklyn Bridge (Estados Unidos)
A Ponte do Brooklyn, localizada em Nova York, é muito conhecida e antiga. Ela foi inaugurada em 1883 e foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo.
10. Gateshead Millennium Bridge (Inglaterra)
Localizada em Newcastle, a Gateshead Millennium é uma ponte giratória para pedestres e ciclistas que fica sobre o Rio Tyne. Ela é girada para a passagem de navios e barcos e, quando isso acontece, parece um olho piscando.
11. Akashi-Kaikyo (Japão)
Esta ponte possui 3911 metros de comprimento e um vão central de 1991 metros, o que faz dela a ponte com maior vão do mundo. Foi inaugurada em 1998 e, antes disso, em 1995, sobreviveu ao terremoto de Kobe.
12. Tower Bridge (Inglaterra)
Como o nome diz, a “Ponte da Torre” tem um design singular de ponte e torre. Localizada em Londres, ela foi inaugurada em 1894 e, além de ter grande importância no tráfego local, é um dos pontos turísticos da cidade. Ainda, ela é parte de vários cenários de filmes que se passam na Terra da Rainha, como Sherlock Holmes.
13. Royal Gorge Bridge (Estados Unidos)
Localizada no Colorado, esta ponte atrai muitos turistas e muitos fãs de bungee jump. Foi construída em 1929 e, até o início dos anos 2000, deteve o título de maior ponte suspensa do mundo.
14. Seri Wawasan Bridge (Malásia)
O que mais impressiona nesta ponte é o seu design futurista, que parece uma verdadeira obra de arte. Ela possui 240 metros de comprimento e foi inaugurada em 2003.
15. Széchenyi Chain Bridge (Hungria)
Inaugurada em 1849, a Ponte Széchenyi Chain fica sobre o Rio Danúbio em Budapeste. Ela, literalmente, liga Buda a Pest, que são os lados ocidental e oriental da cidade.
16. Sidu River Bridge (China)
Construída em um cenário incrível, a ponte Sidu River está localizada na Província de Hubei. Ela possui 1.222 metros de comprimento e foi inaugurada em 2009.
17. Jiaozhou Bay Bridge (China)
Esta ponte em formato de Y foi inaugurada em 2011. Ela é a maior ponte marítima do mundo.
18. Tyne Bridge (Reino Unido)
A Tyne Bridge foi inaugurada pelo rei George V em 1928. Possui 389 metros de comprimento total e liga Newcastle e Gateshead.
19. Forth Bridge (Reino Unido)
A Forth Bridge foi inaugurada em 1890 e é considerada uma das maiores proezas de engenharia do Reino Unido. Ela foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2015.
20. Ponte Vecchio (Itália)
A Ponte Vecchio é uma ponte em arco medieval que fica sobre o Rio Arno, na Itália. Há várias lojas ao longo da ponte. Ela foi construída na Roma Antiga e reconstruída em 1345, após ser destruída pelas cheias. Felizmente, a ponte escapou ilesa da II Guerra Mundial.
21. Bay Bridge (Estados Unidos)
Também chamada San Francisco – Oakland Bay Bridge, ela liga as cidades de São Francisco e Oakland. Ela foi inaugurada em 1936 e tem dois andares. Recentemente, foi construída uma segunda estrutura resistente a terremotos. Ela foi inaugurada em 2013.
22. Pont Jacques Chaban-Delmas (França)
Inaugurada em 2013, ela fica em Bordeaux. Possui 575 metros de comprimento e é a maior ponte levadiça de ascensão vertical da Europa.
23. Nanpu Bridge (China)
O diferencial da ponte Nanpu é a estrutura circular que fica em terra firme e leva à parte da ponte que fica sobre a água. Ela fica em Xangai e foi inaugurada em 1991.
24. Ponte Octávio Frias de Oliveira (Brasil)
Tem ponte brasileira na lista, sim! A ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira fica em São Paulo. Foi inaugurada em 2008 e seu nome homenageia o empresário brasileiro. O incrível design faz dela um cartão-postal belíssimo.
25. Ponte Juscelino Kubitschek (Brasil)
A segunda brasileira na lista é a ponte que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ela fica em Brasília e atravessa o lago Paranoá. A Ponte JK possui 1.200 metros de comprimento e foi inaugurada em 2002. Os três arcos representam o movimento de uma pedra quicando sobre o lago. Ela é considerada uma conquista na engenharia brasileira, considerando as características da construção no local.
Referências: Independent; CNN; Telegraph; Popular Mechanics; Hiconsumption.
Fonte Blog da Engenharia