Diariamente, nós usamos vários utensílios que são feitos parcial ou totalmente de aço. Porém, nem sempre lembramos que esse aço não está “pronto para uso” na natureza. É preciso, primeiro, extrair o material e realizar o processamento antes que ele seja enviado para a indústria e, enfim, ser transformado. Para mostrar como é parte desse processo, nós, do Blog da Engenharia, fomos até a Vale conhecer o processo de pelotização. Porém, o interessante é que também conhecemos um pouquinho sobre o cotidiano de alguns estagiários de engenharia da Vale, que participam de todo esse processo.
Durante o curso de engenharia, o estágio é importantíssimo para que o aluno adquira experiência e conheça o mercado. Na visita, os estagiários de engenharia da Vale nos mostraram o funcionamento de tudo e deram várias dicas principalmente para os estudantes de engenharia que sonham em entrar em uma grande empresa.
+ Vídeo: conhecendo o processo de pelotização e os estagiários de engenharia da Vale
No vídeo abaixo, você confere um pouco da nossa visita à Vale e sobre processo de pelotização. Porém, o mais interessante nele é a conversa que tivemos com os estagiários, que contam como é o perfil e o trabalho de um estudante de engenharia que faz estágio por lá.
+ Dicas dos estagiários de engenharia da Vale
Como mostrado no vídeo, recebemos várias dicas dos estagiários de engenharia da Vale para quem sonha em seguir o mesmo caminho. Mesmo os que entraram lá recentemente já mostram desenvoltura suficiente para nos direcionar e falar sobre o trabalho. Ao conversar com eles, percebemos que já são capazes de falar sobre o processo com segurança.
A opinião é unânime: o aprendizado é imenso. A Vale é enorme e lá são feitos inúmeros processos, simples e complexos, o que contribui para que o estagiário possa conhecer e aprender sobre diversas áreas. Ainda, o estágio possibilita colocar em prática o conhecimento que foi adquirido em sala de aula e ir um pouco além.
No quesito satisfação, também não há reclamação. Segundo eles, os estagiários são muito valorizados. O orgulho de trabalhar em uma empresa importante e que produz um material básico e essencial não é pequeno. Além disso, há o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Eles aprendem não só a resolver problemas, mas também a lidar com pessoas.
Uma das dicas é que é preciso pensar fora da caixa, mostrar que quer fazer a diferença, mostrar seus conhecimentos e encarar o mercado. Ainda, há uma dica para as mulheres: não tenham medo de escolher engenharia e de trabalhar em grandes empresas. Lá, o tratamento é o mesmo, independentemente da pessoa.
+ Oportunidade de estágio de engenharia na Vale
Dá para imaginar que há estagiários de engenharia – gente como a gente – por trás de grandes processos ligados a praticamente tudo que você usa? Pelo vídeo é possível ver o quanto eles estão aprendendo e o quanto de responsabilidade eles têm. A boa notícia é que você também pode ser um deles! A Vale está com o seu processo seletivo aberto! Mas corre, porque a inscrição fecha dia 21 de setembro. Para saber mais informações ou fazer a sua inscrição, é só clicar aqui.
Fonte Blog da Engenharia