O tempo flui, literalmente, no Rhei, um relógio de ferrofluido. Ele foi projetado pelo designer Damjan Stankovic e pelo produtor Marko Pavlovic. Após um ano de parceria, eles conseguiram criar o dispositivo, que ainda é um protótipo.
+ Conheça o Rhei
O Rhei é, basicamente, um relógio eletromecânico. As horas são mostradas em um display líquido que funciona por meio da interação entre ímãs.
Antes de explicar o funcionamento do Rhei, o ideal é assistir ao vídeo da construção e do funcionamento. Confira abaixo:
+ Como funciona o relógio de ferrofluido
Para quem vê o relógio funcionar pela primeira vez, parece algo saído do universo de Harry Potter. Porém, não é mágica. O segredo está no ferrofluido, que é rearranjado por meio de campos magnéticos.
A ideia parece simples, mas a verdade é que ela foi bem genial para um relógio. Ver o tempo fluindo lembra uma modernização da boa e velha ampulheta. Além disso, ele encaixa muito bem em vários ambientes.
+ O que é o ferrofluido?
Se você ficou curioso para saber mais sobre o ferrofluido, pode ficar tranquilo que nós vamos explicar. Como o nome já diz, o ferrofluido é um material que possui características ferromagnéticas (tem magnetismo) de substâncias sólidas e de fluido de substâncias líquidas.
Ao aproximar um campo magnético dele, é possível formar “esculturas”. O que acontece para causar os efeitos divertidos é que, quando o ferro é atraído pelo campo magnético, a parte fluida não é influenciada.
O ferrofluido é usado na indústria de eletrônicos, em ressonâncias magnéticas, em peças mecânicas e outros. O industrial é composto de magnetita, zinco ou manganês. Porém, ele possui um custo elevado.
O mais divertido é que dá para fazer em casa. Ele não fica exatamente igual ao ferrofluido comprado, mas já é possível se divertir bastante com ele. Quem dá a dica e ensina o passo a passo no vídeo abaixo é o Manual do Mundo.
Referências: Rhei; Business Insider; Tecmundo.
Fonte Blog da Engenharia