Estimar os custos de um empreendimento não é o mesmo que fazer um orçamento. Os orçamentos são feitos quando o projeto de engenharia já está praticamente pronto.
As estimativas são, muitas vezes, executadas sem se ter iniciado o projeto, como, por exemplo, nos estudos de viabilidade econômica. São feitas, também, na análise de propostas, em auditorias, nos planos de negócios estratégicos, nas liberações de financiamentos, e na contratação de serviços.
Neste livro, o primeiro e único editado no Brasil sobre este assunto, os autores informam os conceitos e as metodologias para se estimar custos de investimentos, mesmo tendo-se pouca informação sobre o projeto.
Esta 3ª edição, revisada e atualizada, está também ampliada, trazendo capítulos novos, assim como, exercício completo de elaboração de estimativa, resumindo todos os itens abordados.
É um livro destinado aos profissionais da área de gerenciamento de empreendimentos e de todos os seus setores envolvidos, como o planejamento físico-financeiro, suprimentos e contratações, obras e engenharia de projetos.