Depois de dois meses de capacitação, estudantes de arquitetura e design ganharam o prêmio pela melhor coleção de piso, parede flutuante e revestimento em plástico
São Paulo, 7 de dezembro de 2017 – Com grandes ideias para o design brasileiro, a quinta edição do Desafio de Design Odebrecht Braskem foi encerrada ontem (6) em cerimônia realizada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP). A premiação reconheceu o talento dos 21 estudantes universitários que participaram da iniciativa neste ano sob a mentoria do designer Paulo Biacchi, sócio do Estúdio Fetiche.
Após dois meses intensos de atividades e desafios, a equipe vencedora foi do Instituto Mauá de Tecnologia. Formado pelos estudantes Danilo Garbato, Luiza Grein e Sergio Milani, o grupo criou a melhor coleção de piso, parede flutuante e revestimento feita em plástico, de acordo com avaliação da banca de jurados. O trabalho da Mauá, que teve o conceito inspirado na biomimética, foi extremamente inovador e entregou cada detalhe exigido no briefing de forma criativa. A nova coleção estará disponível no mercado por meio da Atex em 2018.
“Pensamos em algum elemento da natureza justamente para fugir do que já existe no mercado e para ser um diferencial entre todos os projetos. O plástico aumenta as possibilidades formais e estruturais no design, permitindo formas mais orgânicas. Ele é versátil, leve e com menos restrições em comparação com outros materiais. Também buscamos valorizar o plástico por meio da personalização do produto. Amadurecemos durante o Desafio e ter proximidade com profissionais gigantes do mercado agregou bastante no nosso projeto e nas nossas vidas”, afirmaram os estudantes de Mauá, após a premiação.
A banca de jurados reconheceu também dois trabalhos com uma menção honrosa. A USP teve destaque por seu pensamento sistêmico, incluindo a logística no processo apresentado. Já a Belas Artes ganhou pelas soluções técnicas apresentadas, com um excelente olhar para o plástico injetado e entendimento do processo de produção.
Sete universidades de São Paulo participaram desta última edição do Desafio: Belas Artes, Faap, IED, Instituto Mauá de Tecnologia, Mackenzie, Universidade São Judas e USP.
Para chegar até a etapa final, os estudantes passaram por um programa de capacitação, criação e aplicação técnica do plástico como uma matéria-prima versátil para novos produtos com design e acessíveis ao consumidor. A agenda de atividades também incluiu “rounds temáticos”, com disputas individuais entre os estudantes, e palestras com profissionais do mercado e especialistas em resinas plásticas.
“A quinta edição do Desafio mais uma vez nos surpreendeu, pela forma como cada uma das equipes aplicou um conceito amplo de design para interpretar e traduzir as diversas possibilidades que o plástico oferece, como um olhar criativo, funcional e estético”, afirma Claudia Bocciardi, diretora de Marketing Institucional da Braskem.
O dia a dia dos estudantes de design e arquitetura foi exibido em uma websérie no canal do Paulo Biacchi no YouTube. O último episódio do reality doc será exibido amanhã (8), com depoimentos das equipes, mentores e apresentação das melhores ideias com plástico.
“Foi uma honra para a Fetiche conduzir um projeto tão inovador como o Desafio. Ao reconhecer a importância do design e valorizar o futuro profissional da área, a Braskem e a Odebrecht dão um verdadeiro exemplo para o mercado”, finaliza Paulo Biacchi.
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Sobre a Odebrecht
Fundada em 1944, a Odebrecht é um grupo global de origem brasileira, presente em 25 países. Seus nove Negócios se distribuem pelas seguintes áreas de atuação: engenharia e construção, imobiliário, indústria e investimentos em infraestrutura e energia. O Grupo integra cerca de 80 mil profissionais de diversas nacionalidades e exporta produtos e serviços para aproximadamente 100 países. Em 2015, a Odebrecht registrou uma receita bruta de R$ 132,5 bilhões.
Sobre o Fetiche Design
Formado pela dupla de designers Paulo Biacchi e Carolina Armellini, o estúdio Fetiche Design tem consolidada experiência na realização de produtos comerciais e residenciais. Em dez anos, conquistaram prêmios: Museu da Casa Brasileira, If Awards, Casa Brasil e Movelsul são alguns deles. Desenham para marcas como Tok & Stok, Florense, La Lampe, Artefacto, Micasa, Schattdecor, Museu de Arte Moderna de São Paulo, L'Occitane, Masisa, Tidelli, Oppa e Phillip Morris, entre outras. Atualmente, participam do programa Decora, no GNT, e assinam o canal Paulo Biacchi no Youtube, com 57 mil seguidores.
Sobre a Atex Brasil
Desde 1991, a Atex Brasil é pioneira e líder de mercado no processo construtivo de laje nervurada. Atuando por meio de comercialização por locação, a empresa ultrapassa a marca de 45 milhões de m² executados com Laje Atex. As variedades de soluções para engenharia estrutural proporcionadas pelas fôrmas Atex resultam em economia significativa de concreto e aço nas lajes, além de possibilitar a execução de vão maiores.
Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA