A empresa ferroviária de propriedade do governo francês e responsável pela gestão dos serviços ferroviários do país tem como foco o que ela chama de projeto “Trem Drone”. O objetivo é desenvolver um trem capaz de realizar todo tipo de operação de maneira autônoma, como, por exemplo, as operações de maquinistas, de ligar o trem, reduzir velocidade e detectar perigos na ferrovia.
A viagem será tão sutil que, segundo os desenvolvedores, você não será capaz de dizer que o trem não tem um condutor. Se os sensores detectarem perigo potencial em seu caminho, ele irá desencadear a travagem automática.
Em última análise, a empresa espera que este trem sem motorista possa fazer viagens mais eficientes, eliminando as manobras e operações meramente burocráticas e repetitivas, embora provavelmente não irá fazer parte da lista dos trens mais rápidos do mundo.
As primeiras pessoas a usufruírem deste trem ainda terão que esperar um pouco, já que sua previsão de conclusão é de apenas 2023. Nesta data será inaugurada uma viagem entre Paris e o sudeste da França.
Mas não se preocupe, haverá humanos a bordo além dos passageiros. Um motorista ainda estará disponível, embora seu papel seja basicamente o de manter a ordem e intervir caso surgir alguma emergência.
Autor: Blog da Engenharia