A cidade de Gaildorf, na Alemanha, agora abriga a turbina eólica mais alta do mundo desenvolvida pela empresa Max Bögl Wind AG. Com uma altura total de 264,5 metros (somando a altura da lâmina elevada para cima), a turbina eólica estabelece novos padrões para a transição para a energia limpa, pois traz um novo conceito de armazenamento de energia: a bateria de água.
A turbina eólica faz parte de um parque eólico que consiste em quatro turbinas eólicas com alturas de hub (medida até o centro das hélices) de pelo menos 155 metros. Equipados com geradores de 3.4 megawatt (MW) da GE, eles começarão a fornecer energia limpa à rede elétrica alemã na primavera de 2018.
Este novo conceito de armazenamento usa a base da turbina eólica como um reservatório de água, o que resulta em um aumento de 40 metros na base da turbina. Segundo a empresa, isso é extremamente benéfico, pois cada metro adicional de altura adicionado a uma turbina eólica, aumenta o rendimento anual de energia em 0,5% a 1%, pois significam menos turbulência do vento e uma produção de vento significativamente melhor, especialmente em locais do interior, com condições de vento fracas.
Imagem ilustrando o funcionamento do sistema de bateria de água
As baterias de água, que são usinas hidrelétricas por bombeamento de água, trazem uma solução de armazenamento de alto desempenho para fornecimento de energia. O sistema armazena energia a curto prazo e contribui para manter a rede elétrica estável. Assim, os picos de carga podem ser baixados e utilizados em outro momento. Quando necessário, a usina hidrelétrica de bombeamento fornece energia para rede em apenas 30 segundos.
Além dos 40 metros adicionais na base da turbina, ela ainda possui um poço subterrâneo com 25 metros de profundidade, onde ficam localizadas as bombas do sistema. A água utilizada pelo sistema é bombeada de uma represa criada em uma parte mais baixa da cidade.
Autor: Ciclo Vivo