Os terremotos são um grande desafio para engenheiros e arquitetos, principalmente nos países localizados em áreas mais suscetíveis. Para resolver o problema, pesquisadores da University of British Columbia (UBC) inventaram um concreto que, além de eco-friendly, é capaz de resistir a terremotos.
Imagem: archdaily.com
O material, denominado Eco-friendly Ductile Cementitious Composite (EDCC), ao invés de quebrar sob pressão, tem a capacidade de se dobrar. O EDCC possui propriedades semelhantes ao aço: alta resistência, maleabilidade e ductilidade (capacidade de ser deformado sem quebrar).
Saiba mais
Sua composição envolve cimento, fibras a base de polímero, cinzas volantes e outros aditivos industriais. As cinzas volantes possuem propriedades pozolânicas, as mesmas encontradas em cinzas vulcânicas usadas no concreto romano. Além de diminuir a preocupação com os terremotos, o EDCC ainda é menos poluente, pois contém 70% menos cimento, um dos grandes vilões nas emissões de gases do efeito estufa.
Imagem: newatlas.com
Para testar o novo concreto, os pesquisadores pulverizaram uma camada de 10 milímetros de espessura de EDCC, o suficiente para reforçar contra os abalos sísmicos, em uma parede e então submeteram a simulações de terremotos que já aconteceram, como um de magnitude 9 que atingiu o Japão em 2011. Você pode conferir o experimento no vídeo abaixo:
Autor: Blog da Engenharia