Uma escola primária na China conta com uma horta gigante para produzir alimentos frescos e orgânicos aos seus alunos. São mais de dois mil metros quadrados de área cultivada. Para conseguir tanto espaço em um país tão densamente povoado, o plantio foi feito no telhado da instituição.
A Pujia Primary School está localizada na província de Zhejiang e funciona como uma verdadeira fazenda em ambiente urbano. A horta gigante possui árvores frutíferas, campos de arroz e plantações do mais diversos tipos de legumes.
Para que a estrutura funcionasse adequadamente, a horta já estava incluída no projeto desde o início. Assim, a estrutura do prédio foi reforçada para suportar uma média de peso muito acima do normal. Enquanto edifícios comuns na região aguentam, em média, cem quilos por metro quadrado, o prédio da escola tem capacidades dez vezes maior.
Além de produzir alimentos saudáveis que são servidos aos próprios alunos, a horta no telhado ajuda a reduzir a temperatura interna da escola. A cobertura verde é capaz de reduzir em até 10ºC a temperatura das salas superiores.
Autor: Ciclo Vivo