Utrecht é a quarta cidade mais populosa da Holanda, país que se destaca pelo grande número de ciclistas. A região central da cidade ganhará um espaço que integra cultura, lazer e uma imensa garagem subterrânea.
Com 17,1 mil metros quadrados, o estacionamento é capaz de abrigar seis mil bicicletas no momento. A ideia é que haja 33 mil vagas até 2020. Ele será gratuito durante as primeiras 24 horas e, passado esse período, tem um custo de € 1,25 (cerca de R$ 4,60).
Apesar de garantir muitas vagas, a demanda é sempre alta e em crescimento constante. Então, logo será necessário pensar em outras soluções. Atualmente, a cidade tem mais de 100 mil ciclistas fazendo viagens diárias. Mais do que lazer, o transporte é usado como meio de transporte.
O bacana da iniciativa é que esse tipo de investimento garante aos holandeses mais segurança na hora de guardar a bicicleta.
Martijn van es, porta-voz da organização de ciclismo holandês, afirmou que “para citar John Lennon, ‘a vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos’. Enquanto os políticos tomam suas decisões, enquanto as coisas são construídas, há mais pessoas andando de bicicleta”.
Autor: Ciclo Vivo