O livro “Arquitetura e a Cidade” em formato de entrevista com Bruno Roberto Padovano realizada por Jaques Rutman, conta um pouco da história inusitada de um arquiteto e urbanista, músico e compositor, “italiano de nascimento e brasileiro de coração”. Viveu em quatro cidades em continentes diferentes e numa megacidade como São Paulo, tendo uma passagem importante na China.
A obra registra os projetos urbanos mais significativos de Bruno Roberto Padovano, arquiteto e urbanista italiano (Milão, 1951) residente no Brasil desde 1969. Hoje é Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (NUTAU/USP), da mesma universidade. É atualmente consultor em projetos urbanísticos CERT, e tem atuado ao lado de renomados arquitetos e urbanistas brasileiros e estrangeiros.
Este livro é uma importante referência para que estudantes e profissionais de arquitetura de todos os cantos do Brasil possam conhecer, estudar e se aprofundar nos detalhes de seus principais projetos, muitos deles premiados no Brasil e no Exterior. O material do livro contribui para um debate sobre paradigmas de um projeto arquitetônico e urbanístico.
Além da entrevista, há um complemento de imagens de 40 projetos e obras mais significativas e de outras, quando consideradas necessárias.
Padovano transforma suas visões de um futuro melhor através de seus desenhos e canções, numa simbiose artística original e instigante.
No final do livro, há um pequeno anexo com as letras das músicas compostas por Padovano, do álbum “compleXcitty”, que deverá ser lançado ainda este ano de 2017.
Exemplar disponível na biblioteca do Instituto de Engenharia.
(Por: Martha Amorim)
Autor: Instituto de Engenharia