Faltam capacidade de armazenagem, rodovias, hidrovias e ferrovias. Num país com tantos rios navegáveis e terras planas, os lucros da produção rural poderiam ser muito maiores.
Infraestrutura brasileira não favorece o agronegócio. Foto: Flickr/Governo de SP
Nessa semana, na Gestão Descomplicada, Carlos Julio fala sobre o agronegócio e os problemas enfrentado pelos gestores. Clique aqui e ouça a entrevista com Carlos Julio.
Leonardo: Carlos Julio está conosco com mais um Gestão Descomplicada, na CBN.
Carlos Julio: Muito boa tarde Leonardo, muita boa tarde ouvinte.
L: Julio, hoje a gente fecha aqui o agronegócio e os problemas enfrentados pelos gestores. Vamos de infraestrutura, não é isso?
CJ: Exatamente, Leonardo, eu vou falar uma coisa, os problemas enfrentados pelo produtor rural na infraestrutura, precisariam talvez de umas dez colunas, então vamos focar talvez em um ou dois aspectos, para que a gente consiga cumprir dentro do nosso tempo.
Sabe que uma vez eu chegava no aeroporto de Congonhas, vindo do Rio de Janeiro, e o avião ficou ali tipo uma hora porque não podia abrir as portas para a gente descer, desembarcar, porque não havia lá uma posição com um sim, que pudesse estacionar. Quando eu fui descer do avião, eu cheguei para o comandante “puxa comandante, 40 minutos do Rio até aqui, e uma hora para sair do avião?”
E aí ele me disse: Leonardo, “vou dizer uma coisa, a tecnologia do avião da porta para dentro é uma coisa, da porta para fora é outra.”
Leonardo, é exatamente o que acontece no agronegócio. Da porteira para dentro, é tudo o que falamos essa semana, é eficiência, é produtividade, é valor, é participação no PIB brasileiro. Da porteira para fora, a infraestrutura é um caos. Falta capacidade de armazenagem, faltam rodovias, falta asfaltar rodovias e ferrovias inexistentes e hidrovias que poderiam ser a grande solução para transportar grande parte da nossa produção agrícola até os portos inexistentes.
Aí eu fico perguntando, a quem interessa não termos ferrovias e hidrovias num país de tantos rios navegáveis e de tantas extensões de terras planas, fácil de se fazer ferrovias. A quem interessa, temos que gastar na infraestrutura boa parte daquilo que poderia ser o aumento do lucro do produtor rural ou até mesmo o lucro do produtor rural?
Autor: CBN