A obra Saneamento de Campos foi publicada no ano de 1903, pelo Engenheiro Civil, F. S. Rodrigues de Brito.
O livro trata do saneamento de campos do Estado do Rio de Janeiro. O prefácio começa contando sobre o Sr. Dr. Benedicto Gonçalves Pereira Nunes que assumiu a presidência da Câmera Municipal de Campos, em 1901, e como ele se tornou conhecedor da depressão sanitária do meio, por ser vinculada às condições naturais da zona.
Pereira Nunes era reconhecido por ter conhecimento da necessidade de sanear o município insalubre, que apresentava a mais grave e inadiável em seu centro vital. A aceitação pública do seu programa e a execução de algumas obras componentes parecia depender apenas do concurso do sentimento adjuvante de amor pela cidade natal e hospedeira, e do louvável empenho coletivo para que se empreendesse firmar corajosamente as bases sanitárias das quais depende a prosperidade local.
E desta maneira, como foi à pretensão de dar definitivas soluções a problemas que só poderão ser convenientemente resolvidos atendendo à situação local por ocasião da execução, e o tratamento definitivo dos problemas de águas pluviais da reforma de esgotos imprestáveis e da péssima distribuição d’água potável.
O livro faz parte do Memorial da Engenharia do Instituto e está disponível para consulta na biblioteca, em nossa sede.
Autor: Martha Amorim