Presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia (2/ esq.) participou da mesa de abertura
Foto – Interlegis
O Instituto de Engenharia promoveu nesta manhã (31), encontro técnico para discutir as ferrovias brasileiras, no auditório da Interlegis, em Brasília. O Workshop Tecnologias Ferroviárias – Uma abordagem de modernização e utilização de sistemas ferroviários de alta performance e eficiência , teve a presença do presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia, do Senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística (Frenlog), Tiago Lima, presidente da IBL, e profissionais da Siemens.
O senador Wellington Fagundes, em seu pronunciamento, alertou para a urgência de se modernizar este meio a fim de torná-lo atrativo e competitivo no transporte de grãos, minérios e outros commodities, atualmente enviados pela malha rodoviária. Ele explicou que somente com investimento e recuperação da malha ferroviária atual será possível que as ferrovias brasileiras voltem a ocupar o seu papel de protagonista no comércio brasileiro.
O presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia, destacou a importância de trabalhar em soluções para o desenvolvimento do País e frisou que não basta ficar na discussão, deve haver o cuidado de implementar e fazer acontecer.
Ele lembrou que o Instituto de Engenharia tem um grupo de trabalho que se reúne, há cerca de dois anos, com o objetivo de desenvolver um programa de estratégias para solução do escoamento de grãos do País, por meio da melhoria logística das ferrovias.
O workshop apresentou experiências nacionais e internacionais na utilização de sistemas ferroviários de alta performance e eficiência. O evento também contou com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Rodoviárias (INPF), órgão do DNIT.
Fonte: interlegis
Autor: Instituto de Engenharia*